A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou em coletiva, nesta sexta-feira (30/12), que caravanas bolsonaristas que chegam a Brasília passarão por uma vistoria mais "minuciosa". Segundo a corporação, eles serão cadastrados para serem identificados mais facilmente e responsabilizados em caso de atos ilícitos.
Até o momento, a PRF identificou dois ônibus com manifestantes aliados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), com origem de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. “Os policiais fizeram uma verificação minuciosa e um cadastramento. Qualquer advento, podemos verificar o autor por meio do cadastro. A PRF fez a operação de identificação como manda o protocolo. Se tivessem sido encontradas irregularidades, teria sido barrado. Não foram encontrados armamentos ou irregularidades no veículo”, esclareceu Marco Antônio Territo de Barros, diretor-geral substituto da PRF.
Saiba Mais
Como divulgado pelo Correio, há uma lista com 17 caravanas — algumas delas da região Sul —, saindo de nove estados brasileiros, com o objetivo de passar o ano novo no Quartel General (QG) de Brasília.
A operação da posse começou no dia 26 de dezembro, com reforço do policiamento nas 26 unidades federativas e no Distrito Federal. Somente nos últimos 10 dias, as operações nas rodovias apreenderam 37 armas.
Há uma estimativa de que 47 mil pessoas venham para o DF, mas ainda não há uma previsão de quantos são opositores do novo governo. O diretor de operações da PRF, Djairlon Henrique Moura, afirmou que “não temos o dado correto para divulgar”.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.