A chegada de 2023 está mais perto do que nunca e nesse momento é comum e fundamental para algumas pessoas fazerem a virada de ano com aquela lista de metas para o ano seguinte. A cientista social e especialista em escrita terapêutica, Lella Malta, 35 anos, reforça a necessidade de materializar os objetivos para o ano novo.
“O planner pode ser uma boa pedida para aqueles que desejam uma organização detalhada para o ano que está chegando — com metas e ações semanais” sugere Lella. Ela também ressalta: "As metas estabelecidas devem ser fruto do seu processo de autoconhecimento."
A empresária brasiliense, Rayane Carvalho, 26 anos, escreve suas metas desde 2015, quando tinha acabado de conquistar um emprego com carteira assinada. Atualmente, a mulher denomina o local onde redige seus propósitos como "caderninho dos sonhos”. Carvalho conta também que a empresa foi uma de suas metas redigidas em seu planner, ainda em 2019.
"Escrever estimula a criatividade, nos ajuda a organizar ideias e emoções e a manter nossa mente no presente, ainda que estejamos criando planos para o futuro”, aponta Lella. No entanto, é importante frisar a necessidade de se desenvolver métodos para que os planos se concretizem com maior assertividade. “Saber onde se quer chegar e tentar caminhos possíveis é tão importante quanto alcançar um objetivo”, explica.
Tenta aplicar os objetivos
Karolina Rodrigues, 30 anos, é psicóloga e relata que neste ano deixará mais visível as promessas para o novo ciclo. “Quando a gente deixa as metas visíveis não nos perdemos no que a gente escreveu. É muito comum que a gente volte olhar os nossos objetivos quando o ano acaba”, aponta.
Por fim, este também é o período em que se avalia a lista dos objetivos do ano vigente, o que pode ser estressante, sobretudo após um ano não muito proveitoso. Em relação a isso, a especialista em escrita terapêutica orienta: "Encare o sucesso alheio como inspiração, nunca como comparação. Compare-se apenas a si mesmo."
*Estagiária sob supervisão Ronayre Nunes
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.