RETROSPECTIVA

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias do ano no Brasil

Pandemia e eleições foram assuntos que chamaram atenção dos brasileiros. Além disso, o caso da ex-parlamentar Flordelis, tragédias causadas por chuvas e o assassinato de Dom e Bruno também foram destaque

O último dia do ano chegou e para se despedir de 202 vale relembrar os assuntos mais marcantes no Brasil. A pandemia causada pelo coronavírus, o assassinato de Dom e Bruno e as eleições gerais chamaram a atenção e foram notícia em todo o país.

Outros assuntos, como as tragédias causadas pelas chuvas, a morte do congolês Moïse Kabagambe, a condenação de Flordelis, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e algumas histórias com desfechos inesperados também repercutiram em todo o país. Relembre os assuntos que mais marcaram o Brasil neste ano:

Janeiro

Ômicron
Já no início do ano, a nova variante do novo coronavírus fez com que o mundo apertasse o distanciamento social depois de quase dois anos de pandemia. Segundo a Fiocruz, o vírus se espalhava “como nunca antes”. O aumento do número de casos no Brasil foi seis vezes acima do observado no início de dezembro de 2021.

Tragédia em Capitólio
O estado de Minas Gerais mais uma vez foi assolado por uma tragédia. Desta vez, em Capitólio, onde uma rocha das encostas do famoso cânion da cidade desabou sobre barcos de turistas em 8 de janeiro. No total, 10 pessoas morreram. Os corpos foram encontrados e identificados.

Caso Möise
Policiais da Delegacia de Homicídios do Rio foram às ruas, no último dia do mês, à procura dos responsáveis pela morte do congolês Moïse Kabagambe, de 25 anos, assassinado no dia 25. Ele trabalhava como atendente em um quiosque na praia da Barra, no Rio de Janeiro.

Reprodução/Redes sociais - Segundo Sergio Camargo, Moïse era um "vagabundo morto por vagabundos mais fortes"

Bolsonaro atrapalha vacinação

Em janeiro, a política esteve diretamente ligada à Pandemia de Covid-19. Isso porque, enquanto o país vivia o efeito da variante ômicrom do coronavírus que provocou um aumentos de casos da doença, o primeiro mês do ano representou o início da vacinação contra a Covid em crianças. Acontece que, assim como na imunização de adultos, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se declarava contrário à proteção dos pequenos. À época, ele disse que não vacinaria a sua filha mais nova, que tem 11 anos. 

Essa resistência de Bolsonaro foi reprovada pela população, segundo pesquisa Datafolha.

O levantamento mostrou que 58% dos brasileiros de 16 anos ou mais de idade acham que o presidente mais atrapalha do que ajuda quando o assunto é a vacinação das crianças. 

Fevereiro

Chuvas em Petrópolis
As chuvas intensas que caíram sobre o município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, causaram deslizamentos em morros e encostas, quedas de casas e prédios. De acordo com a Defesa Civil, esse foi o maior desastre da história da cidade. Mais de 230 pessoas morreram e outras seguem desaparecidas.

Autoteste contra covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro autoteste para detecção de Covid-19 em 17 de fevereiro. No dia 23, outra empresa obteve o aval. E, em 24 de fevereiro, a Anvisa aprovou dois novos autotestes. O objetivo da venda para o consumidor comum é permitir uma triagem para evitar a superlotação em unidades de saúde.

Nova Identidade
O Governo Federal lançou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em um único modelo, independentemente de qual estado seja produzida, com o CPF como número único de identificação. Atualmente, um único cidadão pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.

Especulações sobre Alckimin no PSB

Em fevereiro, cresceram as especulações de que o então tucano Geraldo Alckimin se filiaria ao PSB. Tucano da velha geração, ele havia deixado o PSDB - partido que militou durante 33 anos - em dezembro de 2021. Alckimin saiu da legenda após desavenças com o então governador de São Paulo João Doria (PSDB). A relação, estremecida desde 2018 com o BolsoDoria, piorou quando o atual governador levou seu vice, Rodrigo Garcia, do DEM para o PSDB com a intenção de colocá-lo como candidato ao governo paulista.

Março

Não era apenas especulação

Aos que plantaram a ideia, em fevereiro, colheram a informação dias depois. Isso porque o hoje vice-presidente eleito Geraldo Alckimin se filiou ao Partido Socialista Brasileiro. A ideia era promovê-lo candidato a vice do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem querer dar spoiler, mas viemos do futuro para revelar que essa chapa foi vitoriosa. 

Fala Machista
O deputado Arthur do Val (Podemos-SP), mais conhecido como "Mamãe Falei causou uma avalanche de críticas após o vazamento de um áudio em que ele faz declarações de teor machista em relação a mulheres ucranianas. “São fáceis porque elas são pobres”, disse o parlamentar, que estava na Ucrânia após a invasão russa.

Abril

Pandemia
Segundo a plataforma Our World In Data, houve uma queda nos números de contaminação por covid-19 no Brasil. As taxas caíram de 50 mil, em média, no mês de março para 18 mil em abril. Já quanto ao número de mortes, março registrou em média 400 óbitos ao dia e em abril foram em média 140 mortes por dia.

 

Gabriel Monteiro se torna réu

No dia 12 de abril, o vereador pelo Rio de Janeiro Chico Alencar (PSOL) foi sorteado relator do processo disciplinar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara do Rio de Janeiro, para cassação do mandato do parlamentar Gabriel Monteiro (PL), alvo de denúncias de assédio sexual, moral, estupro e manipulação.

Maio

Chuvas em Pernambuco
A tragédia provocada pelas chuvas em Pernambuco chegou a 128 mortos, segundo levantamento da Secretaria de Defesa Social do estado. A devastação deixou mais de 7 mil pessoas desabrigadas.

Chacinas
Em apenas um ano foram registradas 182 mortes em 40 chacinas no Rio de Janeiro. As pesquisas na área de segurança pública consideram como chacina todas as ações com ao menos três mortes. Em 24 de maio, uma ação policial na Vila Cruzeiro resultou em 23 mortes, uma das maiores chacinas do estado.

Bolsonaro e Musk
O fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro para discutir conectividade e outros projetos na Amazônia. O bilionário viajou ao Brasil para lançar no país uma rede de satélites que conecta lugares remotos. O encontro aconteceu no hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Junho

Dom e Bruno
O assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips ganhou repercussão nacional e internacional. Eles foram assassinados durante uma viagem na terra indígena do Vale do Javari, no Amazonas. Ambos eram conhecidos por defender os indígenas e a Amazônia de atividades criminosas.

A Polícia Federal suspeita que o crime foi cometido por pessoas ligadas à pesca ilegal e ao tráfico de drogas na região. O Vale do Javari é palco de desmatamento e avanço do garimpo. A arte produzida pelo ilustrador do Correio Kleber Sales para a capa do jornal foi exposta no velório de Dom.

Kleber Sales/ CB - ilustração Kleber Sales em homenagem a Dom e Bruno

Então ministro da Educação Milton Ribeiro é preso pela PF

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã do dia 22 de junho. Além dele, outros dois pastores foram presos. Esses líderes religiosos eram suspeitos de operar um “balcão de negócios” no Ministério da Educação (MEC) e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foram presos na operação, batizada de Acesso Pago.

O FNDE é um órgão ligado ao MEC e controlado por políticos do chamado “centrão”, bloco político que dá sustentação ao presidente Jair Bolsonaro. Esse fundo concentra os recursos federais destinados a transferências para municípios. A ação investiga a prática de “tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos” do FNDE. Ribeiro e pelo menos um dos pastores, Gilmar Santos, já foram detidos.

Julho

5G no Brasil
A quinta geração de internet móvel, o 5G, chegou ao Brasil. A capital federal foi a primeira a receber o sinal. A ativação ocorreu no dia 6. A capital do Brasil foi escolhida pela facilidade operacional da instalação, devido a uma menor quantidade de equipamentos em comparação com outras cidades. Com a nova tecnologia, os brasileiros terão maior velocidade de conexão com a internet.

Coronavac para crianças
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, em 13 de julho, o uso emergencial da vacina Coronavac contra a covid-19 para crianças de 3 a 5 anos de idade. Até então, a vacina apenas era autorizada para crianças a partir de 6 anos.

Violência política

No dia 9 de julho, uma discussão sobre política levou ao assassinato do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, em Foz do Iguaçu (PR).

Ele era tesoureiro do PT e comemorava seu aniversário de 50 anos, no momento do crime. O autor dos tiros, o policial penal federal Jorge Jose da Rocha Guaranho, foi internado em estado grave. O crime não foi classificado como político. A polícia classificou como crime de motivo torpe (imoral e vergonhoso). 

 

Agosto

Coração Dom Pedro I
O coração de Dom Pedro I, que estava em Portugal, foi trazido ao Brasil em 22 de agosto, a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB). O órgão é conservado em um recipiente de vidro há 187 anos e pôde ser visto na exposição "Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I”, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Carta à Democracia
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em outras faculdades de direito situadas nos 27 estados e no Distrito Federal (DF) fizeram a leitura pública da nova Carta pela Democracia. O documento foi inspirado na Carta pela Democracia de 1977, redigida pelo jurista Goffredo Silva Telles, e que à época era um texto de repúdio ao regime militar. A nova carta pediu respeito ao processo eleitoral, à separação dos Poderes e ao Estado Democrático de Direito.

Setembro

Queimadas na Amazônia
No mês de setembro a Amazônia registrou 75.592 focos de incêndio. Um número maior do que o mesmo mês de 2021, quando foram registrados 75.090, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A situação das queimadas no bioma foi a pior desde 2010.

Poliomielite
Após o fim da campanha de vacinação contra a Poliomielite, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu um alerta indicando que o Brasil corre risco muito alto de voltar a ter casos da doença.

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, tem consequências graves e é considerada erradicada no Brasil desde 1989, mas há risco de surgimento de novos casos devido à baixa adesão vacinal.

Bolsonaro é questionado por uso político do desfile do 7 de Setembro

O presidente Jair Bolsonaro foi questionado pelo uso do evento na sua campanha eleitoral à reeleição. No dia 13, o TSE decidiu manter a decisão individual do ministro Benedito Gonçalves que vetou o uso de imagens das celebrações do 7 de setembro na propaganda eleitoral do candidato do PL.

Outubro

Eleições 2022
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente da República. Ele venceu o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), que pleiteava a reeleição. As eleições foram realizadas nos dias 2 e 30 de outubro, 1º e 2º turno, respectivamente. Lula foi eleito com 60,34 milhões de votos, contra 58.206.354 votos de Bolsonaro.

Desnutrição
O Observa Infância, iniciativa criada pela Fiocruz para divulgar dados sobre a saúde de crianças brasileiras de até 5 anos, apontou, no monitoramento feito até 2021, um aumento no atendimento hospitalar a crianças sem acesso adequado a alimentos. Segundo o estudo, o número de hospitalizações de bebês menores de 1 ano por desnutrição neste ano foi o mais alto dos últimos 13 anos.

Novembro

Coronavírus
A Organização Mundial da Saúde anunciou a novas subvariantes da Ômicrom. Ao Correio, especialistas explicaram que os vírus sofrem mutações ao longo do tempo em que estão circulando, e que esse é um processo evolutivo de modificação e adaptação ao hospedeiro, que é o ser humano. Segundo os profissionais, apesar de mais contagiosa, as novas variantes não são consideradas mais graves que as anteriores.

Enem 2021
As provas do Enem 2022 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia de provas, aplicadas em 13 de novembro, os estudantes responderam questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Professores e alunos comentaram que ficaram surpresos com o assunto.

Já na segunda etapa do Enem, foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com mais 90 questões. O exame teve cerca de 27% de abstenções. A nota final da edição 2022 será divulgada em 13 de fevereiro de 2023, segundo o calendário do Inep.

Ataque em escolas
Três pessoas morreram e outras nove ficaram feridas após ataque armado em escolas de Aracruz, no Espírito Santo, no dia 25. Os tiros foram disparados na Escola Estadual de Ensino Médio Primo Bitti e na escola particular Darwin, ambas na mesma rua.

O atirador é um ex-aluno da rede estadual, de 16 anos, que dizia sofrer bullying na escola. Ele foi apreendido em casa, quatro horas após os ataques.

Flordelis
A ex-deputada Flordelis foi condenada a 50 anos e 28 dias por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada. A filha biológica de Flordelis, Simone dos Santos Rodrigues, também foi condenada e os filhos adotivos e neta biológica foram inocentados. A família estava há sete dias em julgamento em júri popular pela morte do pastor Anderson, em junho de 2019.

Brunno Dantas/TJRJ - Ex-deputada segue estratégia da defesa e acusa marido, morto em 2019

Dezembro

Atos Golpistas
O Brasil foi atacado por atos golpistas na noite do dia 12 de dezembro. A capital federal teve uma noite de terror. Atos antidemocráticos de extremistas apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) provocaram baderna e destruição na Esplanada dos Ministérios e na parte norte da cidade. A confusão começou ao lado da sede da Polícia Federal, depois, foram verificados pontos de vandalismo na capital. A manifestação golpista aconteceu ainda em outros estado.

Os bolsonaristas contestavam a prisão do cacique Serere Xavante, apoiador de Bolsonaro, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Naja de ‘Taubaté’
O Corpo de Bombeiros de Araxá, no Alto Paranaíba, atendeu a uma ocorrência inusitada no dia 12. A princípio, tudo parecia se tratar da captura de uma cobra Naja, que estava no portão da frente de uma residência, o que já chamou a atenção. Mas, ao chegar ao local, os militares tiveram uma surpresa ainda maior: o animal era de borracha.

Greve dos Aeroviários
No dia 19, pilotos e comissários de aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza iniciaram uma greve. Em plena semana pré-Natal, eles suspenderam as atividades todos os dias, das 6h às 8h. Os trabalhadores reivindicavam recomposição das perdas inflacionárias e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para melhorias nas condições trabalhistas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Saiba Mais

Montagem/Correio Braziliense - Colagem de fotografias. Créditos: Agência France-Presse; Gilmar Felix-Camara dos Deputados; Cris Vector - Reprodução.
Kleber Sales/ CB - ilustração Kleber Sales em homenagem a Dom e Bruno
Fred Tanneau/AFP - Levantamento vai auxiliar em estudos epidemiológicos
Reprodução/Redes sociais - Segundo Sergio Camargo, Moïse era um "vagabundo morto por vagabundos mais fortes"
Brunno Dantas/TJRJ - Ex-deputada segue estratégia da defesa e acusa marido, morto em 2019