A Polícia Federal (PF) apreendeu 29 armas em Santa Catarina durante a operação contra atos antidemocráticos deflagrada nessa quinta (15/12). Segundo a corporação, entre os diversos tipos de armas encontrados estão submetralhadoras, fuzis e rifles com lunetas para disparos a distância.
Os armamentos foram encontrados em dois endereços nas cidades de São Miguel do Oeste e Fraiburgo e, segundo informações da PF divulgados pelos portais G1 e Uol, dois homens foram presos em flagrante. Foram apreendidas, ainda, 7.603 munições, 40 celulares, nove passaportes e quatro notebooks.
O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou no Twitter, ontem, o arsenal encontrado. “Definitivamente isso não é ‘liberdade de expressão’”, escreveu.
A PF cumpriu na data 104 mandados de prisão, busca e apreensão contra suspeitos de financiar os bloqueios das rodovias e de participarem de protestos violentos no Distrito Federal e em outros oito estados. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os principais alvos são empresários bolsonaristas e outros suspeitos de organizarem e financiarem bloqueios de estradas e protestos em frente aos quartéis do Exército. Moraes determinou, ainda, a quebra de sigilo bancário e o bloqueio das contas de dezenas de empresários. Esta é considerada a maior operação contra financiadores de atos antidemocráticos feita desde o fim das eleições.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.