A Defesa Civil de Minas Gerais registrou a quinta morte em decorrência do período chuvoso de 2022. O óbito ocorreu em Bertópolis, no Vale do Jequitinhonha, nesse sábado (10/12).
Conforme o órgão, um senhor de 69 anos se afogou dentro da própria casa ao ter o imóvel invadido pela água da chuva. Ele foi encontrado pela mulher, que, junto com vizinhos, tentou abrir o portão, mas o peso da água não permitiu. Uma médica plantonista da cidade constatou o óbito.
Outras quatro pessoas já morreram em Minas vítimas das chuvas. As ocorrências aconteceram em Santa Luzia e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Piraúba, na Zona da Mata; e Bom Jesus do Galho, no Vale do Rio Doce.
Além disso, mais de cinco mil pessoas tiveram que sair de suas casas em decorrência das chuvas em Minas.
De acordo com boletim diário da Defesa Civil, 1.101 pessoas estão desabrigadas e 4.184 desalojadas no estado. Conforme o levantamento, 80 cidades mineiras estão em alerta.
Alertas
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 878 municípios mineiros estão em perigo ou perigo potencial por conta das chuvas intensas.
O aviso é válido até às 10h desta segunda-feira (12/12) e prevê precipitação de até 60 mm/h, além de ventos intensos, risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.