Chuvas no Sul

Força-tarefa para limpeza de áreas em Balneário Camboriú é ampliada

A Praia Central — que recebeu alargamento na faixa de areia — ficou inundada, o que causou a formação de valas e um lamaçal. Nos trechos desnivelados, máquinas da prefeitura estão atuando para tapar os buracos

Tainá Andrade
postado em 22/12/2022 23:25 / atualizado em 22/12/2022 23:29
 (crédito: Celesc/Divulga??o)
(crédito: Celesc/Divulga??o)

Balneário Camboriú (SC), um dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas que atingiram o Sul do Brasil na última semana, continuou com ação da força-tarefa da Defesa Civil de Santa Catarina nesta quinta-feira (22/12). O trabalho, iniciado na última terça-feira (20), conta com mais de 100 funcionários na limpeza das vias.

A Praia Central — que recebeu alargamento na faixa de areia — ficou inundada, o que causou a formação de valas e um lamaçal. Nos trechos desnivelados, máquinas da prefeitura estão atuando para tapar os buracos. A Secretaria de Obras disponibilizou caminhões e tratores para realizar o serviço.

Há a varrição, lavação do asfalto, retirada da lama e de entulhos, como: madeiras, restos de mobiliários, galhos e lixo. A prefeitura disponibilizou sete caminhões basculantes, sete hidrojatos, três patrolas e uma carregadeira.

Do mesmo modo, a ação de limpeza continua na Região Sul, em Rio das Ostras e no Jardim Parque Bandeirantes. O trabalho foi coordenado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), com o apoio da comunidade, retirou troncos e sujeiras acumulados.

O trecho onde iniciou o mutirão de emergência ficava próximo da ponte na Rua Adaci Santos Gomes, na Barra, local no qual o entulho poderia atrapalhar o fluxo do rio. A região aguarda a vistoria do licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para iniciar, de forma emergencial, uma segunda etapa de limpeza que terá dragagem e readequação da calha. A Defesa Civil emitiu sinal vermelho para o trecho, pelo risco de pior situação com a ocorrência de mais chuvas.

Na segunda-feira (19), um relatório do Instituto de Meio Ambiente (IMA), que monitora as praias do estado semanalmente, apontou 10 pontos impróprios para banho, devido ao esgoto irregular e os mais recentes prejuízos trazidos pelos temporais. No entanto, muitos banhistas se arriscaram a um banho na região, até mesmo nos bairros das Nações e do Centro, onde ocorrem as maiores ações de limpeza. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação