Transporte aéreo

Sem solução, greve dos aeronautas continua e causa mais transtornos

Pelo quarto dia seguido, profissionais do setor paralisam atividades por duas horas. Em Brasília, 25 voos decolaram com atraso

Ândrea Malcher
postado em 22/12/2022 03:50 / atualizado em 22/12/2022 12:34
Movimento no Aeroporto Internacional de Brasilia: greve de pilotos e comissários provoca atrasos e transtornos aos passageiros -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Movimento no Aeroporto Internacional de Brasilia: greve de pilotos e comissários provoca atrasos e transtornos aos passageiros - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Pela quarta manhã consecutiva, nesta quinta-feira (22/12), os aeronautas pararam suas atividades em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza, reivindicando reajuste salarial acima da inflação e melhores condições de trabalho. No Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), foram dois atrasos. Em Congonhas (SP), cinco voos atrasaram e outros quatro foram cancelados.

Um dos pontos estratégicos da malha aeroviária brasileira, Brasília teve 25 voos que decolaram com atraso até o fim da manhã e não houve cancelamentos, de acordo com boletim da Inframerica, que faz a gestão do terminal da capital do país. No Aeroporto Juscelino Kubitschek, profissionais da categoria se reuniram em frente ao embarque doméstico das 6h até às 8h, como vem sendo de praxe. Em Confins, em Belo Horizonte, foram registrados cinco atrasos. A Infraero informou que, durante a manhã, 18 partidas e 17 chegadas atrasadas e cinco decolagens e seis aterrissagens canceladas no Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.

A poucos dias do Natal, milhares de brasileiros se deslocam em viagens de férias ou vão ao encontro de familiares. A produtora de conteúdo catarinense Isabela Graton mora em Salvador e a viagem para visitar a família, em Joinville (SC), não foi fácil. Com uma escala em Congonhas,  ela se dirigiu ao Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães às 23h30 de terça-feira (20/12), bem antes do embarque, que estava previsto para as 3h50 de ontem. "Chegando no aeroporto, vi que o voo ia ter uma hora de atraso, pois na tela dizia que ele iria sair apenas às 4h50", contou.

Isabela disse que, apesar da confusão, conseguiu embarcar no novo horário, mas, ao chegar a São Paulo, percebeu a dimensão do problema. "Chegando em Congonhas percebi que vários voos estavam atrasados e outros tinham sido cancelados, mas, por sorte, o próximo que eu ia pegar estava mantido. Consegui, então, chegar a Curitiba, mas deu pra perceber que estava um clima bem caótico no aeroporto", observou.

A empresa aérea Latam informou, em nota, que passageiros afetados com a greve poderão remarcar gratuitamente as viagens, ou, em caso de desistência, solicitar o reembolso dos bilhetes. "A companhia ressalta que está em negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas desde o início de setembro para construção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e aguarda a convocação de Assembleia pelo Sindicato para votação dos tripulantes da Latam".

A Gol, por sua vez, garantiu que todos os trajetos previstos foram operados, e "apenas alguns sofreram atrasos". A recomendação da empresa é que os clientes acompanhem o status do voo no portal da companhia aérea. A Azul foi questionada pelo Correio sobre o impacto da paralisação na operação de ontem, mas não quis comentar.

Determinação

Na última semana, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço no caso de greve da categoria. A decisão atende à ação judicial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

No último domingo, a classe rejeitou a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023. O SNA aponta que 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia on-line 5.767 votantes.

A oferta recusada incluía correção de 100% INPC nos salários fixos e variáveis mais 0,5% de aumento real, a incidir sobre diárias nacionais; piso salarial; seguro; multa por descumprimento da Convenção; e vale-alimentação.

Em live reportando o terceiro dia de greve, o presidente do SNA, Henrique Hacklaender, anunciou a adesão ao protesto em outras cidades, com voos internacionais tendo sido afetados. No entanto, o sindicato listou, em nota, os mesmos nove aeroportos impactados e afirmou não ter dados sobre os destinos específicos das viagens prejudicadas.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.