GREVE NACIONAL

Pilotos e comissários de voo realizam greve a partir de segunda (19)

A ação foi acordada em assembleia. Os trabalhadores reivindicam recomposição das perdas inflacionárias e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho

Correio Braziliense
postado em 15/12/2022 20:43
 (crédito: Divulgação / Ministério da Infraestrutura)
(crédito: Divulgação / Ministério da Infraestrutura)

Pilotos e comissários de areoportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza realizarão greve a partir da próxima segunda-feira (19/12), das 6h às 8h. A ação foi decidida em assembleia realizada nesta quinta-feira (15/12) e ocorrerá por tempo indeterminado.

Os trabalhadores reivindicam recomposição das perdas inflacionárias e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para melhorias nas condições trabalhistas. Os pilotos e comissários argumentam que as empresas não mostraram disposição em atender as demandas da categoria desde o início das negociações. A paralisação dos profissionais será apenas de duas horas em respeito aos usuários de transporte aéreo.

A primeira proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias foi rejeitada com quase 90% dos votos e atrelava o reajuste salarial pelo INPC à pauta de interesse patronal. Já na segunda, as empresas admitiram conceder o reajuste, exceto no item de diárias internacionais. "Os pilotos e comissários de voo do Brasil contam com a compreensão da sociedade e com o bom senso das companhias aéreas para evitar transtornos", disse a categoria.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação