TENDÊNCIA

Helena e Miguel? Nomes de filhos de famosos são destaque em 2022; veja lista

O nome Maria Alice, da primeira filha da influenciadora Virgína Fonseca, desbancou o preferido por cinco anos, Maria Luísa, e se tornou o nome composto mais escolhido pelos pais em 2022

Talita de Souza
postado em 14/12/2022 18:03 / atualizado em 14/12/2022 18:03
 (crédito: Chayene Raphaela/Unsplash)
(crédito: Chayene Raphaela/Unsplash)

Uma tendência curiosa vista no comportamento dos pais na escolha dos nomes dos filhos foi percebida pela BabyCenter, uma agência global de informações sobre maternidade: os genitores têm, cada vez mais, se inspirado em nomes de filhos de famosos na hora do registro no cartório.

Um exemplo disso é o nome Maria Alice, que, neste ano, desbancou Maria Luísa, nome queridinho e invicto por cinco anos no primeiro lugar no ranking de nomes compostos para meninas. A preferência crescente foi inspirada, segundo a empresa, por uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, Virgínia Fonseca, que, junto ao companheiro Zé Felipe, nomeou a primeira filha desta forma em 2021 e criou uma marca com a alcunha.

Outro nome comprova a teoria: Léo, com três letras, estreou pela primeira vez na história no ranking dos 100 nomes mais escolhidos no ano, na 76ª posição, após a cantora Marília Mendonça batizar o filho dela dessa forma também em 2019. A morte da cantora, no fim de 2021, e a repercussão do caso e das matérias sobre quem criaria o filho podem ter colocado o nome em evidência e atraído novos pais.

A fama de Pedro Scooby ao participar do BBB 22, da TV Globo, também influenciou com que o nome Dom, primeiro filho dele com Luana Piovani, estreasse no ranking. Com menor proeminência, o nome ocupa a 94ª posição no ranking.

Para 2023, além do nome de filhos dos famosos, a BabyCenter aposta que a série The Crown pode impulsionar o nome Diana no ranking em 2023. Já na lista de nomes de meninos, Endrick é a aposta da empresa: o jovem craque do Palmeiras arrebatou os corações dos amantes de um bom futebol, que podem querer homenageá-lo nas certidões do ano que vem.

Helena e Miguel continuam sendo os mais escolhidos

Assim como em 2019 e 2021, os nomes Helena e Miguel atingiram o topo do ranking dos mais escolhidos pelos pais em 2022. No ranking feminino, Alice, Laura, Maria Alice e Sophia compõem a lista dos cinco nomes mais escolhidos, além do primeiro lugar. Veja a lista dos 10 nomes femininos mais escolhidos:

  1. Helena (manteve posição)
  2. Alice (manteve posição)
  3. Laura (manteve posição)
  4. Maria Alice (subiu 13 posições)
  5. Sophia (manteve posição)
  6. Manuela (desceu duas posições)
  7. Maitê (subiu três posições)
  8. Liz (subiu cinco posições)
  9. Cecília (manteve posição)
  10. Isabella (desceu quatro posições)

Já no nome dos meninos, Arthur, Gael, Théo e Heitor formam o top 5 nomes mais escolhidos, atrás do campeão Miguel. Veja a lista dos 10 nomes masculinos mais escolhidos:

  1. Miguel (manteve posição)
  2. Arthur (manteve posição)
  3. Gael (subiu duas posições)
  4. Théo (desceu uma posição)
  5. Heitor (desceu uma posição)
  6. Ravi (subiu três posições)
  7. Davi (desceu uma posição)
  8. Bernardo (desceu uma posição)
  9. Noah (subiu uma posição)
  10. Gabriel (desceu duas posições)

Maria Alice e João Miguel são os nome compostos preferidos

Os que amam um nome composto elegeram Maria Alice e João Miguel como os preferidos do ano. No ranking feminino, ainda aparecem, na sequência, Maria Luísa, Maria Júlia, Maria Clara e Maria Cecília.

Para meninos, João Miguel, João Pedro, Pedro Henrique, João Lucas e Davi Lucca foram os campeões.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação