RACISMO

Mulher pede socorro ao ser presa após falas racistas contra atendente no RS

Câmera do estabelecimento flagrou a cliente incomodando o trabalhador. Em dado momento, ela diz: "Ele é negão, e eu sou branca". Em seguida, questiona aos risos: "Isso é racismo, né?"

Bruno Luis Barros - Estado de Minas
postado em 04/12/2022 18:43 / atualizado em 04/12/2022 18:43
Mulher de 58 anos foi presa na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) por suspeita de injúria racial -  (crédito: Twitter/Reprodução)
Mulher de 58 anos foi presa na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) por suspeita de injúria racial - (crédito: Twitter/Reprodução)

Uma mulher de 58 anos foi presa na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) por suspeita de injúria racial contra um funcionário negro de um bar situado na região central do município. A ocorrência foi registrada na tarde de sexta-feira (2/12).

Uma câmera de circuito interno de TV do estabelecimento flagrou a cliente incomodando o trabalhador. Em dado momento, ela diz: “Ele é negão, e eu sou branca”.

Na sequência, aos risos, ela questiona de forma irônica: “Isso é racismo, né?”. A mulher ainda cita o nome do presidente Jair Bolsonaro, mas não é possível ouvir com clareza a frase completa. Veja:

Segundo o portal GZH, dois policiais do 23º Batalhão da PM foram ao local e conseguiram flagrar a mulher proferindo insultos de cunho racial contra o atendente. Os militares informaram que ela apresentava sinais de embriaguez e foi encaminhada à delegacia no município para registro do flagrante.

'Meu Deus! Socorro! Estou sendo presa'

Outro vídeo – gravado por uma das pessoas que estavam em frente ao estabelecimento comercial – mostra quando os PMs conduzem a mulher algemada até a viatura. No caminho, ela grita: “Meu Deus! Socorro! Estou sendo presa”. Posteriormente, alguns populares comemoram a detenção. “É isso aí! Racista! Racista nojenta!”.

Nas redes sociais, o Bar Santomé – local onde a vítima dos ataques trabalha – repudiou as ofensas contra o funcionário. “Aqui quem é racista não é bem-vindo! É incrível que ainda temos que passar por isso”, diz trecho da publicação no Instagram.

Um inquérito será instaurado pela Polícia Civil da cidade para apurar o caso.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação