Agro 4.0

Joe Valle: 'Não tem mais como tratar sustentabilidade como questão ideológica'

O produtor rural e empresário Joe Valle, que integra a equipe de transição na Agricultura do governo, foi o entrevistado do CB.Agro desta sexta-feira (18/11)

O agronegócio é responsável por 27% do PIB brasileiro, segundo o Ministério da Agricultura. Pensando nisso, o avanço das inovações e da digitalização no campo, além da utilização de tecnologias, tem se tornado uma necessidade para qualquer produtor da área do agro. Para o produtor rural e empresário Joe Valle, que integra a equipe de transição do governo na Agricultura, a tecnologia tem se tornado uma aliada na vida do pequeno, médio e grande produtor rural.

Segundo o ex-deputado distrital, é essencial que as instituições brasileiras busquem de forma coordenada melhorar a qualidade de vida de quem está trabalhando no campo. Valle foi o entrevistado da edição desta sexta-feira (18/11) do CB.Agro — programa do Correio em parceria com a TV Brasília, sob condução do jornalista Roberto Fonseca.

 

Na avaliação de Valle, a internet é um desafio no espaço rural. "Você tem as tecnologias, os tratores autônomos, todo processo de GPS, drones e etc, para servir para uma agricultura 4.0, uma agricultura de alta performance, produzindo e preservando. A internet se tornou fundamental e é muito importante hoje para a gente.”

Além disso, ele ressalta ser necessário que o governo busque formas de fortalecer e potencializar as empresas públicas brasileiras que cooperam com o agronegócio.

“Hoje eu tenho uma estrutura no Brasil chamada Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que é uma empresa maravilhosa. E nós precisamos potencializá-la e, para potencializar uma empresa pública, precisa de orçamento para pesquisas. Tem algumas pesquisas que ela pode fazer em parceria com o setor privado, não tem problema. Mas tem algumas pesquisas que só o público faz”, aponta.

Sustentabilidade 

Na avaliação de Joe Valle, é impossível não tratar do tema sustentabilidade ambiental atualmente. Para ele, é essencial que a tecnologia caminhe junto com a sustentabilidade e continue gerando produtividade no campo.

“Hoje, o termo sustentabilidade é um termo que se toca, é real, haja visto hoje na COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Todos esses dias na COP se falou em sustentabilidade. Isso é obrigatório, não tem como mais tratar sustentabilidade como uma coisa ideológica, sustentabilidade hoje é negócio."

*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Saiba Mais