Pilotos de aviões comerciais fizeram novos relatos de Ovnis no céu de Porto Alegre, na noite desta terça-feira (8/11). É a quinta noite seguida que o fato é registrado no Sul do país.
No sábado (5/11), por exemplo, há o registro de um diálogo entre dois pilotos que sobrevoavam Porto Alegre, em que relatavam à torre de controle sobre aparições de luzes no céu, circulou nas redes sociais.
Na região já houve outras aparições de objetos voadores não identificados. Ao questionar a controladora sobre algum reporte de objeto que o avião estava, ela responde que não tinha recebido nenhuma notificação.
"São umas luzes. Por vezes elas apagam e acendem. Às vezes é uma, outras vezes duas ou três", informou. O piloto responde que já haviam informado a situação pro "centro", e eles retornam afirmando que "já teve reportes de encontros no mesmo local. Agora, tem uma, por exemplo, bem sobre Porto Alegre, bem forte. Elas apagam e acendem, agora com mais intensidade".
Saiba Mais
Na noite desta terça-feira (8/11), quatro pilotos reportaram o aparecimento de OVNIs em menos de 1 minuto. A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por monitorar o espaço aéreo do Brasil, não confirmou qualquer aparição.
Confira o vídeo:
Possível explicação para o fenômeno
Segundo uma explicação apontada por internautas, do youtuber e ufólogo norte-americano Mick West, sobre relatos semelhantes nos Estados Unidos, o fenômeno é chamado "Starlink-Racetrack Phenomenom".
Mick West sugere que as aparições se trata, na verdade, da luz do sol refletida pela parte inferior do satélite Starlink. O ufólogo explica que a luz pode apenas ser vista por pilotos de avião pela angulação na qual a luz reflete no satélite.
Confira a explicação com detalhes: