O estado de Santa Catarina teve neve pela primeira vez no mês de novembro na terça-feira (1/11). O registro foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Morro da Igreja, em Urubici, cidade a 170km da capital Florianópolis.
Segundo o Inmet, a temperatura mínima registrada no dia foi de -0,4°C. Já durante a tarde, as máximas não ultrapassaram os 10°C em toda a região Sul. Em São Joaquim (SC), a máxima foi de 5,6°C; em São José dos Ausentes (RS) foi registrada a máxima de 7,2°C; em Cambará do Sul (RS) e em Campos Novos (SC) a máxima foi de 9,8°C.
As temperaturas máximas são as menores registradas no mês de novembro desde 2006, em São José dos Ausentes (RS), e as menores máximas desde 1961 nas demais cidades. As temperaturas estão despencando desde o fim de outubro devido a uma massa de ar frio de origem polar extremamente intensa.
Historicamente, o ano que mais nevou em Santa Catarina foi 2013. Na época, ao menos 96 municípios tiveram algum registro de neve. Já na estação meteorológica de São Joaquim, onde há mais de 40 anos são coletados dados sobre o frio, o menor registro de temperatura foi em um mês de novembro, com -1,5%, em 5 de novembro de 1992.
A possibilidade de neve junto com o frio intenso e a umidade anima o setor de turismo no estado. Em Urubici, alguns hotéis já tiveram que aumentar o número de funcionários para a primeira semana de novembro.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!