Um meteoro atravessou e explodiu no céu do Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (29/11). O fenômeno foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, no município de Taquara. Trata-se do maior meteoro observado na região desde outubro de 2020.
Pelas características de tamanho, brilho e potencial explosivo, ele é denominado "superbólido" pelos astrônomos. De acordo com o pesquisador Carlos Fernando Jung, o meteoro teve magnitude de - 12. "Ele entrou na nossa atmosfera a uma altitude de 124km, se extinguindo a 112km", explicou o proprietário do observatório no Facebook.
Veja o fenômeno:
Meteoro superluminoso em 2020
Em outubro de 2020, um facho luminoso vindo do espaço iluminou a noite da cidade de Caxias do Sul, a 96 quilômetros (km) da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. As estimativas do observatório mostram que o superbólido - nome dado a meteoros luminosos de maior intensidade que o brilho da Lua - se movia a aproximadamente 60,9 mil quilômetros por hora.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Líder do PT diz que corte de R$ 344 milhões no MEC é "criminoso" e "covarde"
- Mundo Como 'supercartel' que traficava toneladas de cocaína na Europa foi desmantelado
- Economia MST publica carta em defesa da agricultura familiar e do desmatamento zero
- Diversão e Arte Filha de Isabel Salgado fala pela 1ª vez sobre a morte da mãe
- Blogs Redirect O incrível Louis van Gaal: técnico da Holanda não perde na Copa com bola rolando - Blog Drible de Corpo
- Esportes Técnico da Argentina diz estar feliz com classificação do Brasil na Copa
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.