Desastres Naturais

Defesa Civil lista 13 cidades em situação de emergência por desastres naturais

Entre os fatores que colocam a vida da população em risco estão as chuvas intensas, queda de granizo, estiagem e seca extrema

Tainá Andrade
postado em 28/11/2022 23:19
 (crédito: Reprodução/CBMG)
(crédito: Reprodução/CBMG)

A Defesa Civil Nacional registrou no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (28/11), uma lista com 13 cidades brasileiras em situação de emergência por desastres naturais. Entre elas, está a cidade de Aracruz, no Espírito Santo, que foi palco de um atentado contra duas escolas públicas na última semana. 

Aracruz é acompanhada de mais seis cidades que passam por estiagem: Andorinha, São Domingos e Vitória da Conquista, na Bahia; Saloá, em Pernambuco; e Portalegre, no Rio Grande do Norte. Já emQuiterianópolis, no Ceará, a seca tem sido a causadora de alerta.

O alerta destaca os problemas com as chuvas de longa duração em cidades da região Sul e Sudeste do Brasil. No sul de Minas, as cidades de Poço Fundo, São Sebastião da Vargem Alegre e Três Corações tiveram episódios de chuvas de granizo.

No Paraná, no município de Tapejara, ocorreu uma erosão continental. Em Santa Catarina, as cidades de Rio das Antas e Videira passaram por transtornos com inundações.

Com a lista da Defesa Civil oficializada, as prefeituras já podem requerer recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), para atendimento à população.

Dessa forma, a equipe técnica da Defesa pode estipular o valor que será repassado para ações de socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura dos locais afetados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação