O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (24/11) a retomada da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, como ônibus e metrô. A medida tem validade a partir da meia-noite deste sábado (26). A recomendação é de que a medida seja adotada por todos os municípios do estado. O governo destacou ser "fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus".
"Nas últimas semanas o Estado de São Paulo tem apresentado aumento na transmissão do vírus Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações em leitos de enfermaria e UTI. A orientação se estende para todos os municípios do estado".
?? A medida adotada pelo governo estadual, em conjunto a Prefeitura de São Paulo, segue orientações do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, e ocorre após análises criteriosas. pic.twitter.com/FisNa61Ltp
— Governo de S. Paulo (@governosp) November 24, 2022
Saiba Mais
"São Paulo tem apresentado aumento expressivo na transmissão do Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações por covid-19 em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias mostram crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações", diz comunicado do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, chefiado pelo infectologista David Uip.
Voos e aeroportos
Ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o uso de máscaras será obrigatório em aeroportos e voos no país a partir desta sexta-feira (25). A exigência volta a ser aplicada pouco mais de três meses após ser derrubada, tendo estado em vigor entre 2020 e agosto deste ano.
Quando decidiu abolir a exigência, o órgão regulador justificou que o cenário pandêmico permitiu que o uso compulsório fosse convertido em uma medida de proteção individual recomendada, mas não imposta aos viajantes. No entanto, segundo a Anvisa, a diretoria considerou o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas e os atuais dados epidemiológicos para reverter a decisão.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.