O agronegócio é responsável por 27% do PIB brasileiro, segundo o Ministério da Agricultura. Pensando nisso, o avanço das inovações e da digitalização no campo, além da utilização de tecnologias, tem se tornado uma necessidade para qualquer produtor da área do agro. Para o produtor rural e empresário Joe Valle, que integra a equipe de transição do governo na Agricultura, a tecnologia tem se tornado uma aliada na vida do pequeno, médio e grande produtor rural.
Segundo o ex-deputado distrital, é essencial que as instituições brasileiras busquem de forma coordenada melhorar a qualidade de vida de quem está trabalhando no campo. Valle foi o entrevistado da edição desta sexta-feira (18/11) do CB.Agro — programa do Correio em parceria com a TV Brasília, sob condução do jornalista Roberto Fonseca.
Na avaliação de Valle, a internet é um desafio no espaço rural. "Você tem as tecnologias, os tratores autônomos, todo processo de GPS, drones e etc, para servir para uma agricultura 4.0, uma agricultura de alta performance, produzindo e preservando. A internet se tornou fundamental e é muito importante hoje para a gente.”
Além disso, ele ressalta ser necessário que o governo busque formas de fortalecer e potencializar as empresas públicas brasileiras que cooperam com o agronegócio.
“Hoje eu tenho uma estrutura no Brasil chamada Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que é uma empresa maravilhosa. E nós precisamos potencializá-la e, para potencializar uma empresa pública, precisa de orçamento para pesquisas. Tem algumas pesquisas que ela pode fazer em parceria com o setor privado, não tem problema. Mas tem algumas pesquisas que só o público faz”, aponta.
Sustentabilidade
Na avaliação de Joe Valle, é impossível não tratar do tema sustentabilidade ambiental atualmente. Para ele, é essencial que a tecnologia caminhe junto com a sustentabilidade e continue gerando produtividade no campo.
“Hoje, o termo sustentabilidade é um termo que se toca, é real, haja visto hoje na COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Todos esses dias na COP se falou em sustentabilidade. Isso é obrigatório, não tem como mais tratar sustentabilidade como uma coisa ideológica, sustentabilidade hoje é negócio."
*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.