Covid-19

Uso de máscaras em ambientes fechados volta a ser obrigatório na USP

A medida inclui salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da universidade

Raphael Pati*
postado em 16/11/2022 18:05 / atualizado em 16/11/2022 18:07
 (crédito:  Rovena Rosa / Agência Brasil)
(crédito: Rovena Rosa / Agência Brasil)

Com o aumento de casos da covid-19 em todo o país, a Universidade de São Paulo (USP) anunciou que o uso de máscaras de proteção facial volta a ser obrigatório em ambientes fechados nos 11 campi que integram a universidade a partir desta quarta-feira (16/11).

Entre os lugares onde a utilização do equipamento volta a ser obrigatório estão as salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos. A medida também vale para o Museu do Ipiranga, que é ligado à universidade.

A medida é uma decisão da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria que se baseia no aumento do número de pessoas com sintomas gripais e diagnósticos positivos de infecção pelo coronavírus na comunidade acadêmica. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou oito mortes por covid-19, em 24 horas, e 2.073 novos casos durante o feriado da Proclamação da República.

O uso de máscaras não era mais obrigatório, mas recomendado pela universidade. A USP havia decretado o fim do uso obrigatório desses equipamentos em locais fechados no dia 24 de outubro. Contudo, ainda era imposta a utilização no transporte coletivo e nos serviços de saúde que funcionam nos campi da universidade.

Aumento de casos

Seis cidades que fazem parte da Grande São Paulo já decretaram o retorno do uso obrigatório de máscaras no transporte público. São elas: Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

No estado de São Paulo, o uso desses acessórios em locais fechados é facultativo desde março. No transporte público, a obrigatoriedade caiu em setembro. No entanto, as universidades públicas do estado mantiveram por mais tempo o uso obrigatório em salas de aulas e ambientes fechados.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação