Susto

Casal encontra ‘bolo de sucuri’ acasalando às margens do Rio Paraná

Especialistas explicam que o momento flagrado pelo casal faz parte de um processo reprodutivo comum entre a espécie sucuri verde

Yasmin Rajab
postado em 14/11/2022 15:41 / atualizado em 14/11/2022 15:42
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Um casal foi surpreendido enquanto pescavam juntos no Rio Paraná, em Altônia, localizado no noroeste do Paraná. Enquanto passavam pela margem do rio, a dupla se assustou ao avistar um amontoado de sucuris. 

No vídeo, gravado no fim de outubro, o casal aparece passando pelo local, aparentemente tranquilo, quando viram cerca de 14 cobras juntas. "Vai, amor. Estou com medo! Vanderlei, você está indo muito perto, estou com medo", disse a mulher. 

Matheus Rabello, médico veterinário especializado em animais silvestres e exóticos e proprietário da clínica veterinária Exotic Life, explica que o momento flagrado pelo casal se trata de um fenômeno reprodutivo comum entre a espécie sucuri verde. 

"Algumas outras serpentes também tem esse hábito, que é a fêmea, que é muito maior do que os machos, podendo chegar a ter 30 a 40 vezes o tamanho e o peso de um macho, ter contato com vários machos para fazer o acasalamento", explica. 

Outro fato curioso, segundo o médico veterinário, é que após o acasalamento, pode ocorrer da fêmea se alimentar do próprio macho. "Essas fêmeas, durante o processo reprodutivo, ficam cerca de 7 a 9 meses sem se alimentar depois que acasalam, então pode acontecer, inclusive, dela se alimentar de algum desses machos, é um processo natural", conta. 

Para evitar acidentes, Rabello alerta que, caso presencie alguma cena parecida, evite chegar perto dos animais. "Evite ao máximo o contato com animais de vida livre dessa natureza, porque no melhor dos cenários você vai prejudicar o processo reprodutivo natural, prejudicar um evento magnífico como esse, ou acabar se acidentando, então o ideal é que nunca chegue perto", explica. 

 

Matheus Rabello é médico veterinário especializado em animais silvestres e exóticos.
Matheus Rabello é médico veterinário especializado em animais silvestres e exóticos. (foto: Arquivo pessoal)

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação