Mais uma moda entre os jovens começou a ganhar popularidade nas redes sociais. Dessa vez, os vídeos que estão circulando mostram os jovens acendendo a ponta do cotonete com um isqueiro para que possam inalar a fumaça produzida pelo produto.
Entretanto, apesar de parecer inofensiva, a queima dos cotonetes pode trazer graves riscos a saúde. A nova mania, que está ganhando popularidade no Tik Tok, preocupa pais, responsáveis e especialistas da saúde.
Rafael Melo, pneumologista do Hospital Brasília, da unidade de Águas Claras, alerta sobre os perigos. "Os riscos são gigantescos, principalmente em relação a intoxicação pela fumaça gerada pela queima do plástico e do algodão, queimaduras na face e lábios", explica.
Ele acrescenta que o risco se torna ainda maior para as pessoas que já possuem algum tipo de doença respiratória. "Ao inalar tais substâncias tóxicas, os resíduos químicos desta combustão chegam ao trato respiratório comprometendo as vias respiratórias", acrescenta.
O pneumologista alerta que o uso frequente do material potencializa a ocorrência de distúrbios respiratórios, como pneumonia química, que é uma patologia causada pela inalação de compostos ou substâncias que agrirem o pulmão.
"Há o risco de desenvolvimento de uma pneumonia química, além de agravamento de doenças respiratórias já existentes em alguns pacientes, como a asma", conclui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Com desânimo de Greta, ativistas brasileiros ocupam espaço na COP
- Mundo Putin não participará da cúpula de líderes do G20 na semana que vem
- Holofote Relatório compartilhado no Twitter e em live argentina usa desinformação para atacar processo eleitoral
- Política Sem apontar fraudes: o que diz relatório de militares sobre eleições?
- Brasil Jovem morre com 30 tiros em ponto de ônibus em Betim, BH
- Diversão e Arte ‘The Crown’: série pode mudar a imagem da monarquia britânica?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.