Em pronunciamento na rede nacional de rádios e TV, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou, neste domingo (6/11), a importância de que crianças menores de cinco anos tomem a vacina contra a poliomielite. Segundo ele, a média nacional de pequenos imunizados contra a 'pólio' está abaixo de 70%.
"Nossa meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças abaixo de cinco anos. E isso será possível, sim, atingir essa meta, mas para isso, é necessário o engajamento dos gestores de saúde e de toda a sociedade civil. Estados como a Paraíba e o Amapá, por exemplo, vacinaram mais de 90% do público-alvo", exemplifica Queiroga.
No pronunciamento, o ministro da Saúde disse que, diante da baixa cobertura vacinal, a pasta lançou, nesta semana, o Plano Nacional de Resposta para detecção e surto de poliomielite no Brasil. A iniciativa tem como metas fortalecer a vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas, garantir o acesso universal aos serviços de vacinação contra a poliomielite, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, e fortalecer a vigilância laboratorial.
O foco também está em desenvolver a capacidade nacional e operacional dos estados e dos municípios para manter a poliomielite eliminada do território nacional. Durante o pronunciamento, o ministro alertou para o risco de que o Brasil volte a ter um descontrole nos casos de poliomielite.
"Nós estamos há 32 anos livres da poliomielite. Mas corremos o risco de perder essa conquista. O Ministério da Saúde está empenhado em manter nossas crianças livres da pólio", afirma. o chefe da pasta da Saúde também apela para que os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde.
Onde se vacinar no DF
Os 26 estados e o Distrito Federal participam do Plano Nacional de Resposta para detecção e surto de poliomielite no Brasil. No DF, pais, avós e responsáveis terão as doses da vacina disponíveis no Plano Piloto e em todas as regiões administrativas. Para saber qual o posto de saúde mais próximo, basta acessar o site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.