O Museu das Reduções anunciou que vai transferir o acervo de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, para o Bairro Olhos d'Água, em Belo Horizonte. Em nota, os mantenedores das obras informam o fim da parceria que possibilitou a instalação do museu devido a "um importuno e insuperável desacordo comercial".
"O Museu das Reduções comunica aos seus visitantes, admiradores, amigos e a toda sociedade ouropretana que, em 31 de outubro de 2022, encerrou as suas atividades artísticas, culturais, educativas e turísticas no local que ocupava, desde novembro de 2020", informa a nota.
Os mantenedores agradeceram aos visitantes. "Na oportunidade, nos desculpamos por frustrarmos, momentaneamente, os amantes da arte da educação e da cultura com esta decisão."
O museu será transferido para Mercado de Origem Olhos D’Água, localizado às margens da BR-356. A nota informa ainda que, "em breve", as atividades serão retomadas, mas não revela data da reabertura.
A secretária de Cultura de Ouro Preto, Margareth Monteiro, lamentou a transferência, mas afirmou que, por ser um acervo particular, não haveria nada a ser feito pela prefeitura. "É uma perda enorme para Ouro Preto", avaliou.
História do Museu das Reduções
O Museu das Reduções é um projeto dos irmãso Ênnio, Décio, Evangelina e Sylvia Alves de Vilhena, que, depois de se aposentarem em 1978, começaram a fazer reprodução de monumentos arquitetônicos brasileiros.
"Agradecemos, também, em nome dos Irmãos Vilhena (“in memoriam”), o acolhimento de toda a comunidade ouropretana, em especial a dos distritos de Amarantina e de Cachoeira do Campo, à sua obra, por estes longos 40 anos de convivência. Por certo, o Museu das Reduções será, com muito orgulho, o 'embaixador' de Ouro Preto no seu novo espaço", diz a nota.
O acervo conta com 29 réplicas de monumentos localizados em 24 municípios de 15 estados brasileiros. Os irmãos Vilhena viajaram por todo país para fotografar e elaborar croquis e plantas das reduções baseadas nas edificações originais.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Diversão e Arte Gabriela Pugliesi dá à luz seu 1º filho: "Exausta, mas muito feliz"
- Brasil 'Não consegui ir ao velório da minha irmã', diz idosa afetada pelos bloqueios rodoviários
- Esportes Athletico-PR "esquece" vice da Libertadores e supera o Goiás
- Política Bloqueios afetam mais estados do agronegócio e onde Bolsonaro teve mais votos
- Holofote Post engana ao sugerir fraude relacionada a inserções de propaganda eleitoral do PL em rádios
- Mundo Por que dezenas de milhares de famílias podem ser despejadas no Brasil a partir de novembro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.