Inclusão

Adaptação do álbum da Copa promove inclusão de deficientes visuais

A confecção do material conta com uma versão adaptada em braile, com o objetivo de promover a inclusão de deficientes visuais

Com o início da Copa do Mundo de 2022 cada vez mais próximo, aumenta a procura pelo álbum de figurinhas temático do campeonato. Para promover a inclusão de todos os torcedores, o Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), criou uma versão do álbum adaptada para deficientes visuais. 

Confeccionado com material adaptado em braile, a versão inclusiva do álbum da Copa tem o objetivo de atender ao público cego. A estimativa é que sejam distribuídas, de forma gratuita, cerca de três mil unidades em mais de 20 países.

A iniciativa beneficia os assinantes da Revista Pontinhos, publicação idealizada pelo IBC, destinada exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Os contemplados pela ação já começaram a receber o álbum em casa. 

Colagem das figurinhas

A colagem do álbum em braile é feita com figurinhas não adaptadas. Dessa forma, é preciso fazer uso do aplicativo Lookout, responsável por fazer a audiodescrição dos detalhes e características dos desenhos com os jogadores e elementos da Copa do Mundo. 

Os pais e responsáveis por ajudar as crianças e jovens durante o preenchimento do material podem contar com um vídeo-tutorial, disponível no canal do YouTube do Instituto Benjamin Constant. 

Com informações do Ministério da Educação

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais