Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia bate novo recorde para o mês de setembro

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais, desta sexta-feira (7/10), mostram que neste ano foram registrados alertas de desmatamento em 8.590 km², maior número desde 2016

Saiba Mais

“Se a política governamental seguir permitindo e incentivando a rápida derrubada da floresta, comprometeremos seriamente o nosso futuro. Por isso, brasileiras e brasileiros devem refletir profundamente sobre a sua escolha no 2º turno e votar pelo clima, pelas florestas e pelo futuro do Brasil. Seguir com a política atual é acelerar o colapso da Amazônia ao invés de usar o pouco tempo que temos para evitá-lo. Se continuar assim, a Amazônia não tem chances”, emendou.

Cerrado

No mês de setembro, foram devastados 262km². É o valor mais baixo desde 2020, mas ainda assim o desmatamento acumulado no ano já chega a 4.837km², um valor 24% superior ao registrado em 2021, de acordo com o Sistema Deter.

Sob a ótica regional, o desmatamento no Cerrado mais uma vez se concentrou nos estados do MATOPIBA, em 2021: Bahia, com 1.228km², Maranhão com 1.166km², e Tocantins, 752km².

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais