Um adolescente de 15 anos atirou nesta quarta-feira (5/10)contra três colegas na sala de aula em que estuda, na Escola Estadual Carmosina Ferreira Gomes, no Bairro Sumaré, em Sobral (CE). Os feridos foram levados para a Santa Casa de Sobral. É o terceiro atentado com arma de fogo só neste semestre em escolas do Nordeste.
De acordo com a Santa Casa local, dois baleados foram atingidos na cabeça. Um deles está intubado e o outro, cujo tiro pegou de raspão, está estável e foi liberado. Sobre a terceira vítima, que recebeu um tiro na perna, passa por avaliação da equipe de traumatologia do hospital.
O atirador estuda no 1º ano do Ensino Médio e, segundo relato à polícia, sofria bullying feito pelos colegas de sala atingidos. Ele levou a arma escondida no uniforme escolar e aparentava normalidade, já que estava com a mochila e os livros.
A segurança da escola não percebeu o revólver, que foi disparado contra os alunos por volta das 10h de hoje. Segundo o comandante do grupo especial da Polícia Militar do Ceará (Raio), "prontamente, as equipes do Raio conseguiram realizar a detenção do aluno na residência dele, com a pistola utilizada no crime".
Saiba Mais
Apreendida pelas autoridades, a arma utilizada no crime pertence a um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). A Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-CE) ainda não revelou a identidade do dono, mas as suspeitas recaem sobre algum familiar.
"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informa que um adolescente de 15 anos, suspeito de um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio em uma escola estadual, foi apreendido com uma arma de fogo registrada no nome de um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador), que seria familiar do jovem", divulgou o órgão, em nota.
Ações oficiais
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 6 (Crede), que atua na região da escola, disse ter tomado as providências em relação à polícia e ao socorro das vítimas. E a secretária da Educação, Eliana Estrela, foi para Sobral para acompanhar de perto a situação.
A governadora do estado, Izolda Cela (sem partido), lamentou a situação. "Determinei resposta rápida das nossas forças de segurança, inclusive sobre a origem da arma utilizada no crime”, afirmou.
“A Secretaria da Educação do Estado também está dando suporte necessário à comunidade escolar e às famílias. Seguimos em oração pela plena recuperação dos nossos alunos", disse a pasta em nota, por meio das redes sociais.