Vários fiéis já estavam de pé nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (12/10) para a celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida. A extensa programação no Santuário Nacional em Aparecida (SP) fez com que milhares de fiéis ocupassem todos os espaços da igreja.
A expectativa é que 120 mil pessoas visitem a maior igreja católica do Brasil. Nesta mesma data, em 2019, cerca de 162 mil pessoas visitaram o Santuário.
Desde o último fim de semana, milhares de fiéis já ocupavam o acostamento da Rodovia Presidente Dutra. Em alguns pontos próximos à Basílica, a concessionária isolou a terceira faixa para garantir a segurança das pessoas. Segundo estimativa da Polícia Rodoviária federal (PRF), cerca de 10 mil pessoas ocuparam o trecho do Vale do Paraíba rumo à visitação à Catedral.
A programação para este feriado conta com uma missa especial para as crianças, que teve início ao meio-dia. Também faz parte da programação a Consagração de Nossa Senhora, com início às 15h, e a tradicional procissão, às 18h.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, deve participar de uma das cerimônias durante o período da tarde. Na última terça (11), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou o uso da religião como forma de conquistar votos no segundo turno das eleições.
Sem citar o nome de nenhum candidato, a CNBB afirmou que a manipulação religiosa "desvirtua valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que precisam ser debatidos e enfrentados no País".
Em nota, o Santuário Nacional informou que não foi responsável por organizar a visita. "É relevante também frisar que, embora tenha sido programada para acontecer no mesmo horário da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que há 65 anos tradicionalmente é rezada nesse horário, a iniciativa é de um grupo independente, que não tem qualquer relação com o Santuário Nacional", esclareceu.
(Com informações da Agência Estado)
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Economia Produção industrial da zona do euro surpreende ao subir 1,5% em agosto
- Brasil Dom Orlando Brandes alerta para os "dragões" do ódio, da fome e da mentira
- Economia Dia das Crianças: presentes e serviços para o feriado sobem mais que a inflação
- Economia Latam anuncia saída do processo de recuperação judicial para início de novembro
- Economia Opep reduz projeção para avanço do PIB Global para 2,7% em 2022 e 2,5% em 2023
- Esportes Conmebol apoia reeleição de Infantino e reforça luta por Copa na América do Sul
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.