VANDALISMO

Igreja no Paraná é invadida e tem imagens sacras danificadas

Paróquia de São Mateus do Sul, localizada no Paraná, teve suas imagens sagradas quebradas durante a invasão

Yasmin Rajab
postado em 11/10/2022 15:50
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

A Paróquia São Mateus, localizada em São Mateus do Sul, no Paraná, sofreu um ato de vandalismo na última segunda-feira (10/11). Durante a invasão, 28 imagens sacras foram danificadas. O crime ocorreu por volta do meio-dia de ontem, e deixou as imagens de diversos tamanhos espalhadas pelo chão da paróquia. 

Em nota, o Bispo da Diocese de União da Vitória, Dom Walter Jorge, lamentou o ocorrido. "Que Deus abençoe o povo de São Mateus neste momento doloroso. Esperamos estar juntos em breve, para um ato religioso de preces e reparação pelo mal cometido e sofrido", disse.

Fundada em 1926, a Paróquia mantinha diversas imagens sagradas, incluindo um objeto centenário de Nossa Senhora Aparecida. Questionado sobre a possibilidade de restaurar os objetos, o secretário Crystian Amaral afirma que algumas podem ser recuperadas, mas ainda estão analisando. 

Até o momento, a Paróquia está com as portas fechadas. Crystian explica que, antes de ser reaberta, é necessário realizar uma missa de reparação. "Enquanto não acontecer não podemos abrir", informou. 

A cerimônia será realizada na noite desta terça-feira (11), às 19h. Segundo o secretário, é possível que o lugar sagrado reabra as portas na próxima quarta (12), mas ainda não há confirmação. 

Apoio da população

O padre José Carlos Emanoel dos Santos agradeceu as mensagens de carinho e apoio da população. "Isso que aconteceu vai fortalecer mais ainda a nossa fé. As mensagens que temos recebido desde ontem nos fortaleceram, a gente agradece a todas essas manifestações", desabafou.

A Polícia Civil do Paraná informou que um homem foi preso em flagrante pelo crime de vilipendiar publicamente objeto de culto religioso. A corporação seguirá com as investigações para esclarecer o fato e as motivações do crime. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação