As primeiras doses de vacinas contra a Monkeypox, doença popularmente conhecida como varíola dos macacos, chegaram ao Brasil nesta terça-feira (4/10). As 9,8 mil doses desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, na cidade de São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 50 mil doses já foram compradas via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e devem ser entregues até o fim de 2022.
Inicialmente, os grupos a serem vacinados serão de pessoas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados ou em tratamento com antirretroviral para HIV. “O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira [...]. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, explicou o ministério.
A pasta esclareceu ainda que os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, informou a pasta.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será a responsável pela coordenação da pesquisa com o apoio da OMS e financiamento do ministério da saúde. Em breve serão divulgados quais centros de pesquisa serão incluídos “considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a condução do estudo”.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
- Cidades DF Morador de rua é preso por tentativa de latrocínio na Asa Sul
- Enem Termina nesta sexta-feira (7) prazo para unidades prisionais aderirem ao Enem PPL
- Política Bolsonaro diz ter recebido "apoio velado" de Temer à reeleição
- Holofote É falso o áudio atribuído a Ciro Gomes sobre tomada de poder pelas Forças Armadas caso Lula seja eleito
- Economia Associação de importadores de combustíveis prevê altas no diesel e gasolina
- Holofote Exército não interferiu na apuração dos votos para presidente no dia da eleição, ao contrário do que diz vídeo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.