O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (3/10) o adiamento do prazo para a coleta do Censo de 2022 devido à falta de recenseadores. A nova previsão é que a pesquisa acabe no início de dezembro e os resultados sejam entregues no final de dezembro, sendo que a estimativa inicial era a entrega ainda em outubro.
No momento, o IBGE tem 95.448 recenseadores atuando em todo o país, mas esse número representa apenas 52,2% do total de vagas necessárias. O instituto divulgou que enfrenta dificuldades com a falta de pessoal para atuar em determinados locais. O estado mais carente é Mato Grosso, com 36,8% do número de vagas ocupadas.
O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, disse que a organização trabalha para diminuir o impacto da falta de profissionais e estuda formas para garantir uma entrega de resultados eficiente. “Estamos pensando em novas estratégias e alternativas de recrutamento, a fim de alavancar e melhorar a produtividade nos estados com menor percentual de população recenseada”, esclarece Duarte.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Saiba o que você deve fazer para ter um envelhecimento saudável
- Ciência e Saúde Boa saúde renal pode aumentar a longevidade
- Política Bolsonaro pede a eleitores que mantenham foco: "Não é o povo que deve temer"
- Política Quatro mulheres ampliam representatividade negra na Assembleia de Minas
- Política Duda Salabert é a primeira travesti eleita por Minas para o Congresso
- Brasil Justiça solta acusados de matar menina em ritual religioso em MG
Censo
De acordo com o segundo boletim do Censo publicado nesta manhã, desde agosto foram recenseadas 104.445.750 pessoas, em 36.567.808 domicílios no país. Destas, 42,0% estavam na região Sudeste, 27,0% no Nordeste, 14,3% no Sul, 8,9% no Norte e 7,8% no Centro-Oeste.
*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
- Brasil Atentado em colégio eleitoral de SP deixa dois policiais em estado grave
- Brasil Boca de urna
- Brasil Votação do 1º turno ocorre em relativa normalidade pelo Brasil
- Brasil Polícia procura suspeito de matar homem com golpes de motosserra
- Brasil Estudante resgata cadela em universidade de BH e busca por adoção
- Brasil Justiça solta acusados de matar menina em ritual religioso em MG
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.