Imagens compartilhadas nas redes sociais registraram o momento em que um rato foi flagrado “se segurando” em um poste durante a chuva que atingiu a cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, na quarta-feira (21/9).
“Eu com um mix de sentimento do tipo: meu Deus, que nojo com meu Deus, as patinhas segurando o poste”, diz um usuário do Twitter. "Nossa, coitado do rato", comentou outra pessoa.
Saiba Mais
O ratinho agarrou as duas patas da frente em um poste da Avenida Getúlio Vargas em meio a fortes ventos e tempestade. Após a passagem de um veículo, o bichinho foi atingido pela água e saiu correndo do espaço.
Para entender o comportamento do animal, a reportagem do Estado de Minas entrevistou Fábio Prezotto, pesquisador e professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Segundo o especialista, esse tipo de comportamento é normal nos roedores, considerados animais inteligentes e habilidosos. “É o instinto de sobrevivência do indivíduo, que faz parte de todas as espécies. Obriga o indivíduo a experimentar situações para tentar sobreviver”.
Maior tempestade em 15 anos
Conforme a Defesa Civil, este foi o maior vendaval que atingiu a cidade de Juiz de Fora desde 2007. As correntes de ar chegaram a uma velocidade de 93,2 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O governador Romeu Zema (Novo) comentou o episódio nas redes sociais. “Nesta tarde, Juiz de Fora e a Zona da Mata enfrentaram chuvas severas. A Defesa Civil Estadual juntamente com os Bombeiros e PMMG estão trabalhando, em conjunto com as Prefeituras, na liberação das vias e amparo aos atingidos”.