Uma frente fria avança pela região Sul do Brasil e leva chuvas para várias áreas do país. Segundo relatório do Rural Clima, as precipitações favorecem o desenvolvimento das safras de inverno e o novo plantio de milho e arroz. A tendência é de que a chegada da frente fria proporcione chuvas generalizadas nas principais áreas produtoras da região.
Saiba Mais
No Centro-Oeste, as áreas de instabilidade que puderam ser observadas na semana passada seguirão ocorrendo, e as chuvas devem ganhar grande regularidade na primeira semana de outubro. No Norte, a próxima quinzena também será marcada por chuvas constantes, pois começam a ganhar intensidade ao longo desta semana e da próxima, elevando os níveis de umidade do solo.
A virada da chuva no Norte e Centro-Oeste são acompanhadas por um movimento climático contrário no Nordeste, que viveu dias complicados nos últimos quatro meses em decorrência das precipitações. Com recordes históricos de chuva atrelados ao La Ninã, a região sofreu uma crise infraestrutural e registrou alto número de mortes.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro