CRIME NO MARANHÃO

Mortes de Guajajaras podem estar ligadas a conflito com madeireiros

Polícia Civil do Maranhão investiga as causas dos homicídios de dois indígenas da região

Dois indígenas da etnia Guajajara foram mortos no Maranhão, na Terra Indígena Arariboia, no último fim de semana (3/9). Janildo Oliveira Guajajara foi baleado nas costas e Jael Carlos Miranda Guajajara foi atropelado. A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) investiga se os dois casos tem relação com conflitos recentes entre os garimpeiros e as tribos da região, que disputam o território.

Segundo o site g1, Janildo estava voltando de uma festa com um sobrinho, menor de idade, que também foi baleado, mas ja recebeu alta e passa bem. Já o corpo de Jael foi encontrado por pessoas que passavam pelo local. À princípio, acreditava-se que ele teria sofrido uma acidente, mas a primeira análise da perícia apontou que o indígena foi atropelado intencionalmente.

Por hora, as duas mortes são tratados como homicídios dolosos, quando há intenção de matar. Como os assassinatos ocorreram em território indígena, o caso será encaminhado para a Polícia Federal. Nas redes sociais, as mortes causaram revolta.

A etnia Guajajara é conhecida por ser grande atuante no combate e vigilância de trilhas abertas por garimpeiros e madeireiros ilegais. A etnia é considerada, portanto, como os "Guardiões da Floresta".

Saiba Mais