Segurança Nacional

Embraer entrega nova geração de radares Saber M60 ao Exército

O equipamento de busca de baixa altura visa a proteção de pontos e áreas sensíveis, como instalações governamentais e infraestruturas estratégicas

Rafaela Gonçlaves
postado em 28/09/2022 11:40 / atualizado em 28/09/2022 11:41
 (crédito: Foto: Embraer)
(crédito: Foto: Embraer)

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) entregou ao Exército as duas primeiras unidades dos radares SABER M60, em sua versão 2.0, que serão utilizados nas Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. Em abril deste ano, a empresa já havia anunciado um novo contrato que contempla quatro radares adicionais do mesmo modelo.

O radar de artilharia antiaérea de baixa altura foi fabricado com 100% de conteúdo nacional e que já se encontra em operação com o Exército. Em 2019, houve a conclusão da fase de atualização tecnológica do radar, resultando na versão 2.0. O equipamento de busca visa a proteção de pontos e áreas sensíveis, como instalações governamentais e infraestruturas estratégicas.

Com tecnologia 3D, alcance de 60km e até 16.400 pés de altura, ele permite rastrear até 60 alvos simultaneamente, incluindo a detecção e classificação automática. Trata-se de um radar tático de grande flexibilidade operacional, fácil montagem e transporte, podendo ser desdobrado em até 15 minutos.

A aquisição dos radares está prevista no Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro 2020-2023 e amplia a capacidade operacional da Força Terrestre. O SABER M60 pode ser integrado aos sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos, além de possuir provisão para integração com outros sistemas de defesa aérea, como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação