PARANÁ

Professor viraliza ao compartilhar momentos com os alunos

Aos 26 anos, Gean Sampaio usa as redes sociais para mostrar como a educação de crianças pode ser divertido

A rotina de Gean Sampaio é corrida. Morador de Londrina, no Paraná, aos 26 anos,o professor de educação física dá aulas em quatro escolas e atende em uma clínica para pessoas autistas. Os alunos têm entre seis meses a 14 anos de idade, mas, nas redes sociais, pessoas de todas as faixas etárias querem participar das aulas de educação física.

É que ele compartilha vídeos divertidos em que faz brincadeiras com os alunos, além de mostrar como ele se dá bem com os pequenos. Ao todo são mais de 1 milhão de pessoas seguindo o professor, 700 mil só no TikTok.


Há um ano e meio no comandando de aulas, Gean conta que as crianças sempre estiveram presentes na sua vida. “Eu era muito da igreja e sempre vivi em grupos de jovens, ministrei atividades para crianças. Também cuidei dos meus primos pequenos. Na minha vida, sempre existiram crianças”, conta. Mas, na hora de escolher uma profissão, a inspiração veio da irmã mais velha, que também cursou Educação Física.

Na faculdade, Gean ainda não sabia que ia ser professor e muito menos da educação infantil. Para ele, a vocação veio de um contato divino. “Em um momento de oração, Deus me mostrou que queria eu trabalhasse com crianças e eu me encontrei. Foi tudo se encaixando e, quando eu vi, já queria ser professor”, resume.

Durante a faculdade, ele fez diversos estágios em escolas, mas quando realmente entrou no mercado de trabalho, sentiu a necessidade de se aproximar dos alunos. “Eu nunca tive um professor que pudesse me espelhar, que me dava vontade de ir para a escola. Eu sou o professor que eu queria ter, que brinca, que é amigo, que faz bagunça e que se diverte”, afirma.


Em pouco tempo, as crianças se aproximaram, e até os coordenadores e professores admiraram essa amizade. Ele conta que, por ter TDAH, não consegue ficar parado. “Minha aula é uma bagunça, brinco com eles o tempo todo. Eu dou aula e consigo me divertir”.

Vídeos na internet

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

A post shared by Gean Sampaio (@geansampaiio)

Gean conta que começou a gravar os vídeos com os alunos durante a pandemia. O pai de um aluno morreu de COVID. Por isso, o pequeno entrou em depressão e parou de ir à aula. Foi então que veio a ideia. “Eu chamei para que ele viesse à escola para gravar um vídeo no TikTok”, lembra.

O menino foi, o vídeo foi publicado e mudou completamente a vida de um aluno. Hoje, ele superou a depressão e está no sexto ano. “Eu não gravo vídeo para ganhar likes. Eu gravo para ver alegria, felicidade e guardar momentos meus e dos meus alunos”, conta.

Mas, mesmo sem intenção, os vídeos caíram no gosto dos internautas: em apenas uma publicação, ele alcançou mais de 100 milhões de visualizações. Para ele, as redes sociais são uma ferramenta poderosa para incentivar outros professores a ter uma relação mais próxima com os alunos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

A post shared by Gean Sampaio (@geansampaiio)


Apesar do sucesso, Gean não sonha em ter uma carreira como influenciador. Mesma já tendo feito algumas publicidades, ele acredita que seu lugar é com os alunos. “Não pretendo deixar a educação, quero alcançar mais pessoas através do meu trabalho como professor. Não quero viver só da internet. Pretendo continuar na educação por muito tempo, por mais que a gente não seja valorizado”, defende..

‘O tio não namora’


Carinhosamente chamado de tio Gean, o professor desperta a curiosidade dos alunos. Em um dos vídeos, ele mostra que os pequenos sempre perguntam sobre sua vida amorosa. Na publicação, os alunos perguntam - diversas vezes - se ele namora ou se vai arrumar uma namorada, o que ele chama de “motivos que me fazem querer deixar de ser professor”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

A post shared by Gean Sampaio (@geansampaiio)

Mas é tudo uma brincadeira. “Eu tenho 26 anos, levo isso bem, na brincadeira. E é uma figura diferente para eles. O último solteirão da escola é o tio Gean”, conta. E se um dia alguém fisgar seu coração, ele pretende contar a notícia para os alunos. “Se um dia eu encontrar alguém, acho que vai ser o fim do mundo”, brinca.

Em outro vídeo, ele mostra a relação com a aluna Sofia Januário Dutra, de 6 anos. A menina contou que Gean é o seu professor favorito. “O melhor professor de educação física que eu já tive é você”, diz a garota no vídeo que, fora das imagens, se diz tímida.

A mãe Enimara Januário explicou que Sofia sempre chega animada e cheia de histórias para contar da escola. Mas que toda terça e quarta-feira, quando vê o Gean, sempre tem mais coisa para contar. Carinhosa, a menina faz questão de levar um presente para o professor. "Toda terça ela leva um chocolate para ele, sempre compro e deixo na geladeira, porque sei que ela vai pedir”, afirma a mãe.

Para Gean todo esse carinho é uma “sementinha no coração de cada um” para os alunos se tornarem grandes profissionais e cidadãos.

Saiba Mais