Segurança

BH tem aumento de 200% em homicídios cometidos por adolescentes

Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional comparou dados de 2020 com de 2021. Doze homicídios foram registradas no último ano

Os dados de homicídios cometidos por adolescentes em Belo Horizonte apresentaram aumento de 200% em 2021. As informações foram apresentadas nesta sexta-feira (26/8) pelo Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional da capital e comparam os dados do último ano com 2020.

De acordo com o relatório, em 2020 foram registrados quatro atos infracionais análogos ao homicídio. Já no ano seguinte, esse número subiu para 12. Mesmo com o crescimento, o juiz da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Afrânio Nardy, afirma que, quando comparado à série histórica, os dados não são tão alarmantes.

“O ano de 2020 é que houve uma queda acentuada [...] Se você analisar essa média histórica, na verdade o dado deste relatório nos remete aos dados do relatório de 2019, 2018 e 2017”, explicou o magistrado.

As tentativas de assassinato apresetatam queda de 70%. O documento aponta que no último ano foram seis atos tentados contra a vida, em comparação a 20, em 2020.


Perfil dos adolescentes


Além de dados estatísticos, o levantamento do CIA-BH também aponta o perfil dos jovens infratores. Conforme o documento, os jovens suspeitos de homicídio são do sexo masculino, de 16 a 17 anos. As regionais Nordeste, Noroeste, Barreiro e Centro-Sul foram as que tiveram maiores índices de ocorrências.

Saiba Mais

Clara Mariz