O "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação acontece neste sábado (20/8). A mobilização busca alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a pólio na faixa etária de 1 a 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A campanha, realizada até 9 de setembro, tem o objetivo de aumentar o número de crianças protegidas contra doenças imunopreveníveis. O Ministério da Saúde destaca a necessidade da alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como a pólio, não voltem a ter registros no país.
Saiba Mais
Ainda segundo a pasta, a campanha de multivacinação é a oportunidade de atualizar a carteira, com as vacinas que estão dentro do calendário, como febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), pneumocócica e rotavírus.
“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, realizada com sucesso desde 1980”, lembrou o ministério.
Vacinas disponíveis
Apesar de a mobilização nacional ocorrer neste sábado, estados e municípios têm autonomia para definir datas adicionais.
As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetra Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
A vacina contra a paralisia infantil é administrada em dois formatos diferentes: injetável e em gotas. A vacinação inativada Poliomielite (VIP) é um imunizante trivalente injetável em três doses aplicadas em bebês de 2 meses a 6 meses. Além de uma dose de reforço aos 4 anos.
- 1ª dose — bebês de 2 meses
- 2ª dose — bebês de 4 meses
- 3ª dose — bebês de 6 meses
Já a vacina oral poliomielite (VOP) é considerada um reforço do esquema primário em duas doses para crianças.
- 1ª dose — crianças a partir de 15 meses
- 2ª dose — crianças a partir de 4 anos
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro