Um adolescente negro de 16 anos foi retirado de um ônibus escolar por policiais militares em Imbituba, no Sul catarinense, recebendo um mata-leão já do lado de fora do veículo. Parte da ação foi gravada por um celular, na última quarta-feira (3/8), e divulgada nas redes sociais.
A família do garoto já registrou uma ação contra o racismo sofrido pelo garoto, segundo o advogado da família, Paulo Marcos da Silva. O defensor ainda afirmou que, além de desproporcional, a ação foi motivada por racismo, pois o jovem era a única pessoa negra dentro do ônibus.
A PM se manifestou e disse que irá abrir uma sindicância a respeito do caso, rechaçando a acusação de discriminação. Em nota, a corporação também afirmou que os menores foram apreendidos por ameaça, desobediência e desacato.
Saiba Mais
Segundo a prefeitura, a confusão começou quando dois adolescentes teriam feito ameaças dentro do ônibus. No entanto, nenhum deles era o rapaz negro imobilizado pela PM, informaram a prefeitura e a própria Polícia Militar.
Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ouvir a vítima afirmar que não havia feito nada. A seguir o policial diz "Bota a mão pra trás". Num determinado trecho, ele se senta novamente e um policial militar, então, o manda levantar e retirar o jovem do veículo.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que instaurou um procedimento para apurar a conduta dos policiais. A vítima foi ouvida em na sexta-feira passada e pedidos de diligências já foram feitos.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro