Ouro Preto – A história do Brasil abraça Minas Gerais, pousa no berço da liberdade e se abre a todos os povos do planeta. Quem chega à Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto, na Região Central do estado, encontra uma estrutura coberta de branco, o domo, que, a partir de sexta-feira (2/9), vai abrigar a exposição “Já raiou a liberdade”, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. De caráter itinerante, a mostra vai percorrer mais quatro cidades mineiras. (Veja a programação.)
A estrutura cenográfica montada entre o monumento a Tiradentes e o Palácio da Inconfidência será inaugurada oficialmente em 2 de setembro, às 19h30, levando o público a uma viagem audiovisual, a partir de Minas, pelos principais acontecimentos que culminaram no grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.
Após Ouro Preto, o projeto seguirá para Santa Bárbara, na Região Central, e Nova Lima, Caeté e Sabará, na Grande BH. Por meio de uma experiência imersiva, o visitante será levado a pontos marcantes e fundamentais para todo o processo de transformação da colônia em um império independente, sendo norteada pelos eixos temáticos: “O sonho da liberdade”, “O Brasil vira reino”, “O príncipe regente”, “Brava gente brasileira”, “As lutas pela independência no Norte”, e “As tramas da soberania”.
A equipe do Estado de Minas visitou o espaço, que ganha os arremates finais. Estão lá fatos marcantes do país, desde 1822, nos campos da política, história, ciência, artes, literatura e muitas conquistas nesses 200 anos. Uma linha do tempo ajuda a entender melhor o processo de independência e seus personagens.
Programa educativo
Além da exposição, “Já raiou a liberdade” também desenvolve um programa educativo direcionado aos estudantes das redes municipal e estadual das cidades contempladas. A proposta, que já está em andamento, conta com atividades lúdicas que correspondem às particularidades de cada faixa etária. O “Maleta liberdade” está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes do 1º ao 9º anos do ensino fundamental. Em paralelo, é realizada a gincana virtual “Você na Independência”, com os alunos do ensino médio. O projeto irá premiar a escola vencedora da gincana com recursos no valor de R$ 10 mil ao final do ciclo da exposição, em dezembro.
Com projeto expográfico assinado por Luis Sardá, designer especialista em exposições, ambientes efêmeros e permanentes, além de desenvolvimento de museus, a mostra é uma realização da Aurum Produção e Eventos. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, patrocínio da AngloGold Ashanti e da Copasa e apoio do governo de Minas por meio da Fundação Clóvis Salgado e das prefeituras envolvidas. A iniciativa é do governo de Minas, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Restauração de pintura em Tiradentes aberta ao público
A Casa Padre Toledo, em Tiradentes, casarão do século 18 na Região Central de Minas, está apta a receber visitantes para acompanhar o processo de restauração das pinturas decorativas, do período colonial. Os historiadores responsáveis encontraram pinturas escondidas por 13 camadas de tinta. O museu é vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O processo de restauração, iniciado em janeiro, chegou à sua penúltima etapa e a conclusão está prevista para novembro. Quem deseja visitar, pode comparecer nos seguintes dias e horários: de terça a sexta e domingos, das 9h às 17h; sábados, das 10h às 19h. É possível ainda agendar visitas técnicas pelo e-mail educativomctp@gmail.com.
Programação
1) Em Ouro Preto
Exposição “Já Raiou a Liberdade"
l Abertura ao público
2 de setembro, às 19h30
Até 9 de setembro
l Endereço
Praça Tiradentes, no Centro Histórico
l Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Sábado e domingo: das 9h às 21h
l Mais detalhes nas redes sociais do projeto e no site www.jaraioualiberdade.com.br
2) Outras cidades
l Santa Bárbara
de 29 de setembro a 9 de outubro
l Caeté
20 a 30 de outubro
l Nova Lima
10 a 20 de novembro
l Sabará
1º a 11 de dezembro
Saiba Mais
- Política Site com nome de Bolsonaro é usado para criticar o presidente
- Política Felipe Neto sobre imóveis da família Bolsonaro: 'Lula foi preso por menos'
- Brasil Homem leva 10 tiros e morre em avenida de Belo Horizonte
- Brasil Sensação térmica chega a -13ºC na madrugada em Belo Horizonte
- Brasil Homem leva machadada nas costas por causa de volume alto da TV em BH
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.