A Polícia Militar pediu a prisão provisória dos quatro policiais militares que abordaram o jovem encontrado morto após ser filmado sendo colocado em uma viatura horas antes, em Goiânia. Vídeo registrado por câmeras de segurança mostra Henrique Alves Nogueira sendo colocado dentro da viatura.
O pedido de prisão dos quatro policiais é referente a outros crimes que podem ter ocorrido durante a abordagem. Esse tipo de pedido acontece quando a Polícia Militar compreende que possa existir indícios de desvios de conduta do Procedimento Operacional Padrão (POP). Entretanto, o pedido não trata da morte do jovem.
Os quatro policiais aparecem na filmagem registrada por câmeras de segurança na quinta-feira (11/8) colocando o jovem dentro da viatura. De acordo com uma nota da PM, os policiais envolvidos foram afastados das suas funções e já foi aberto um inquérito interno para apurar o caso.
Antes da abordagem, o jovem caminhava na rua com as mãos no bolso do casaco. Uma viatura do Tático da Polícia Militar para ao lado de Henrique e logo ele é revistado pelos policiais. Em apenas alguns segundos, os agentes conversam com Henrique e, em seguida, ele é levado para dentro da viatura. Segundo Alan Araújo Dias, que representa a família do jovem, ele foi abordado no bairro Jardim Europa, onde foi visto pela última vez.
Saiba Mais
Confronto
De acordo com André Veloso, delegado responsável pelo caso, Henrique foi colocado na viatura por volta das 8h e, às 22h, a delegacia de Homicídios foi acionada para a ocorrência de um possível confronto.
Os militares que fizeram a abordagem registraram uma ocorrência contando que houve um confronto entre os policiais e dois suspeitos que estavam em uma moto. Ainda de acordo com os agentes, eles estavam em patrulhamento quando cruzaram com a motocicleta prateada e os dois suspeitos tentaram evitar a abordagem.
Também segundo os PMs, eles pediram socorro médico mas o suspeito teve a morte declarada no local. A equipe afirmou que a vítima levava uma mochila com drogas e registrou que ele não estava com documentos. Nas imagens que mostram a abordagem policial, contudo, Henrique Alves não estava com nenhum dos objetos relatados pela equipe policial.
*Estagiária sob a vsupervisão de Andreia Castro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.