Após a divulgação de um vídeo que mostra um jovem, de 23 anos, sendo espancado durante uma ação policial na noite dessa sexta-feira (12/8), no município de Paineiras, na Região Central de Minas Gerais, a Polícia Militar informou neste sábado (13/8) que instaurou um procedimento para apuração criteriosa dos fatos. A agressão aconteceu quando o rapaz já estava imobilizado.
Em comunicado emitido nesta tarde, por meio de sua assessoria, a PM ratificou as informações que já constam no registro da ocorrência. Nesse sentido, a corporação destacou que foi acionada diversas vezes por populares da cidade relatando que havia um indivíduo soltando bombas numa praça. Diante da resistência na abordagem, houve “necessidade de intervenção policial”. Leia íntegra da nota abaixo.
Durante a ação, a PM alegou na ocorrência que foi desacatada com diversos xingamentos. Conforme essa versão, o rapaz também teria resistido e “agrediu um dos militares com chutes e mordidas”.
Em entrevista ao Estado de Minas, Marcos Mendonça Gonçalves negou que tenha sido agressivo com os policiais. “Não desacatei eles. E mesmo que tivesse feito isso, nada justifica o que fizeram. É um absurdo! Estou no hospital até agora, com muita dor e tomei sete pontos na cabeça”, afirmou.
Nas imagens – gravadas por uma testemunha que optou por não se identificar por medo de represálias –, Marcos cai no chão. Enquanto um dos policiais agride violentamente o rosto do rapaz, que tenta se proteger com os braços, outro militar segura suas pernas. O jovem foi golpeado pelo menos 11 vezes e acabou desmaiando. A namorada, de 18, também foi agredida com um soco no rosto ao tentar defendê-lo.
Nota da Polícia Militar
“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da 7ª Região de Polícia Militar (7ª RPM), esclarece que, na noite dessa sexta-feira (12.08), foi acionada diversas vezes por populares da cidade de Paineiras, na região Central de Minas, denunciando que havia um indivíduo soltando bombas numa praça, próximo a crianças. Conforme Boletim de Ocorrência, houve resistência por parte do abordado, havendo a necessidade de intervenção policial.
A PMMG esclarece, ainda, que após conhecimento das imagens enviadas à instituição, foi instaurado, de imediato, um procedimento para apuração criteriosa dos fatos e adoção das medidas cabíveis.”
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.