Mãe de Bárbara Vitória, garota de 10 anos encontrada morta nesta terça-feira (2/8) em Ribeirão das Neves, na Grande BH, Luciene Vitalino mal se aguentava de pé no fim desta tarde. “Arrancaram um pedaço de mim”, dizia aos amigos que a amparavam enquanto ela caminhava por um campo de futebol no Bairro Mantiqueira, em Belo Horizonte. O local fica na divisa com Ribeirão das Neves, a cerca de 500 metros do matagal em que o corpo da criança foi encontrado com sinais de violência.
O crime mobilizou a região durante todo o dia. Moradores organizaram um ato para homenagear Bárbara e cobrar justiça. O movimento durou cerca de três horas, no campo de futebol. No local, centenas de pessoas carregavam balões brancos, empunhavam cartazes e faziam orações. A mãe da vítima foi à manifestação acompanhada pelo filho Ryan, de 15 anos. Os participantes providenciaram uma cadeira para que ela se sentasse. Desolada, a mulher desmaiou e passou mal várias vezes.
A terapeuta Elizabete Carvalho é uma das participantes da homenagem, que considera um movimento de força da comunidade para evitar novas ocorrências violentas.
“Já ofereci ajuda à mãe, porque é necessário o apoio nesse momento em que o emocional dessa família está todo desestruturado, eles precisam ser assistidos e acompanhados. Atos como esse que fazem mudar as coisas, a sociedade não pode aceitar. E tem que ser dessa forma, não podemos deixar ficar no esquecimento porque tem muitas Bárbaras aí. Isso já aconteceu com muitas famílias e nem acharam o corpo das crianças ou das mulheres violentadas”, disse.
A comunidade segue mobilizada até quarta-feira (3/8), quando dois ônibus devem sair do bairro Mantiqueira para um novo protesto. O movimento está marcado para as 7h na Funerária Dom Bosco, em frente ao Hospital Odilon Behrens, no Bairro São Cristóvão, em Belo Horizonte.
Colegas mobilizados
A notícia da morte de Bárbara após a tensão provocada pelo desaparecimento também sensibilizou os amigos de escola da garota. Vários deles passaram a tarde de hoje prestando solidariedade ao redor da casa da família da vítima
Ainda durante a tarde de terça, vans escolares fizeram uma carreata em frente à Escola Municipal Armando Ziller, no Bairro Mantiqueira, Regional Venda Nova, em BH. As aulas foram suspensas por todo o dia em sinal de luto.
Para quarta-feira está marcada uma passeata para celebrar a memória de Bárbara, que foi descrita pelos colegas como uma menina muito querida no ambiente escolar. Por volta das 10h, as aulas serão paralisadas para que alunos e professores caminhem pelas ruas do bairro em homenagem.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.