Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Espírito Público, maior prêmio dedicado aos profissionais públicos do Brasil. O prazo para concorrer vai até o dia 10 de agosto. A organização oferecerá prêmios de R$ 15 mil para ‘projetos que transformam' e R$ 10 mil para ‘pessoas que transformam’. A cerimônia de premiação deve ocorrer em novembro.
Na categoria ‘Projetos que transformam’, serão premiadas três iniciativas. A escolha será feita por júris e comitês compostos por servidores públicos, acadêmicos, representantes do terceiro setor e de organizações, além de ganhadores de edições anteriores.
Para a categoria ‘Pessoas que transformam', cinco pessoas receberão o prêmio. Uma para cada eixo: Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Intersetorial. Serão analisados critérios como diversidade, impacto social, contribuição técnica, capacidade de mobilização e efeito multiplicador, iniciativa e integridade.
O vencedor do prêmio de Segurança pública no ano passado, e morador do DF, Felipe Scarpelli diz que a iniciativa de coroar o trabalho dos servidores é um fator que motiva o trabalhador de carreiras típicas de estado a realizar o serviço da melhor maneira possível.
“Como foi um exemplo que eu acabei tendo a oportunidade de apresentar a todos. Então, no meu caso eu vi que foi um gatilho muito interessante para os meus colegas e para os servidores públicos, para terem a oportunidade de mostrar o trabalho e a entrega”, conta Scarpelli.
Para a diretora do República.org — que organiza a premiação, em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto humanize —, Helena Wajnman, a premiação também serve para reconhecer o trabalho de servidores que ajudam a manter o país funcionando.
“É muito importante reconhecer as pessoas que não deixam o Brasil parar. As pessoas que trazem dignidade para nossas escolas, que inovam na gestão de pessoas e governos, que protegem as nossas fronteiras, que prestam assistência a povos indígenas e tantas outras coisas”
Além do prêmio em dinheiro, os ganhadores terão a oportunidade de participar de uma imersão de aprendizagem com especialistas em gestão pública. Para se inscrever ao prêmio e obter mais informações, acesse o site.
*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes