Segunda Guerra Mundial

Veterano da 2ª Guerra Mundial morre aos 101 anos no Sul de Minas

José Augusto Ferreira Pó integrava a Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participou de operações de guerra na Itália

Portal Terra do Mandu
postado em 26/07/2022 10:36 / atualizado em 26/07/2022 11:09
Veterano vivia em Extrema, no Sul de Minas -  (crédito: Prefeitura de Extrema)
Veterano vivia em Extrema, no Sul de Minas - (crédito: Prefeitura de Extrema)

Morreu em Extrema, no Sul de Minas Gerais, José Augusto Ferreira Pó, veterano da Força Expedicionária Brasileira que participou de operações de guerra na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O comunicado foi feito pela Prefeitura nesse domingo (24/7).

“Desejamos conforto a todos os familiares, Sr. José Pó será sempre um exemplo a todos nós e jamais será esquecido em nossa cidade”, escreveu a prefeitura, lamentando a perda.

O corpo do veterano foi velado e sepultado às 13h desse domingo, no Cemitério Municipal de Extrema, onde ele vivia atualmente.

Homenagem em 2019

Em 2019, José Augusto Ferreira Pó foi homenageado em Extrema, pela Prefeitura (veja no vídeo abaixo), com a presença de amigos, autoridades, civis e cidadãos que participaram das gravações do vídeo “Um Expedicionário de Extrema” do Projeto Memória Viva de Extrema, que trata da experiência do veterano.

Além disso, ele ainda recebeu o título de cidadania honorária concedido pelo Município de Montese (Itália). O Soldado, de acordo com dados do Exército Brasileiro, fora incorporado ao 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana – batalhão que contribuiu para a vitória da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária na batalha de Montese e de outras localidades da região.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação