Correio Webinar

Tecnologia permite diagnóstico avançado, diz diretor do Exame

Representantes do Hospital Brasília, Maternidade Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras e Exame Medicina Diagnóstica participaram, nesta quinta-feira (14/7), do Correio Webinar, evento do Correio Braziliense em parceria com a Rede Dasa

Isabel Dourado*
postado em 14/07/2022 17:48 / atualizado em 14/07/2022 17:56
Gleidson Viana, diretor médico de diagnóstico por imagem do Exame, foi um dos painelistas do evento -  (crédito: Benjamin Figueredo/CB/DA Press)
Gleidson Viana, diretor médico de diagnóstico por imagem do Exame, foi um dos painelistas do evento - (crédito: Benjamin Figueredo/CB/DA Press)

A tecnologia na saúde está evoluindo de forma rápida, e o setor de assistência médica tem buscado melhorar os resultados para os profissionais e pacientes. Na área da medicina, as inovações incluem desde processos digitais até o uso da robótica em cirurgias, teleconsultas, prontuários eletrônicos e mais ferramentas.

“Eu acho que a tecnologia traz o empoderamento do paciente, o poder de escolha e mais substrato nas escolhas dele junto ao médico”, disse o diretor médico de diagnóstico por imagem do Exame, Gleidson Viana. Ele foi um dos painelistas do Correio Webinar - Coordenação de cuidado e navegabilidade: a saúde com base em uma assistência integrada e personalizada, evento realizado pelo Correio Braziliense, nesta quinta-feira (14/7), em parceria com a Rede Dasa, presente no Distrito Federal com marcas como Hospital Brasília, Maternidade Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras e Exame Medicina Diagnóstica.

Além de Gleidson Viana, o Webinar recebeu o diretor geral no Hospital Brasília Unidade Águas Claras, Julio Mott, e o diretor médico na Maternidade Brasília, Matheus Beleza, que falaram sobre a multidisciplinaridade oferecida pela coordenação de cuidado na rede e os avanços tecnológicos que tornaram-se ferramentas essenciais na área da saúde. 

“Temos uma tecnologia muito robusta. Se a gente não tiver, não conseguimos prestar a assistência necessária aos nossos usuários. Visamos sempre ter os equipamentos que forneçam as melhores ferramentas para que o médico possa dar o diagnóstico mais rápido e acertado", explica Gleidson Viana. 

Nos últimos anos, o setor da saúde passou por diversas mudanças tecnológicas. Novos exames, ferramentas inovadoras, insumos e instrumentos foram aperfeiçoados para propor diagnósticos e tratamentos mais precisos. "A gente fala muito da ferramenta Nave e ela dá todo substrato para que o paciente tenha o poder de escolha do que fazer com aquelas informações e também das informações necessárias para que o médico possa fazer o melhor acompanhamento. A Nave é um canal online onde o paciente tem acesso a todo o seu histórico de vida. Esse canal fornece ferramentas inovadoras e disruptivas. Essa interface de tecnologia é muito forte no diagnóstico. Além de ser uma ferramenta que hoje a gente consegue estar mais próximo do paciente e do médico assistencialista", explica. 

No Distrito Federal, a Dasa conta com marcas como Hospital Brasília, Maternidade Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras, além do Exame Medicina Diagnóstica
No Distrito Federal, a Dasa conta com marcas como Hospital Brasília, Maternidade Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras, além do Exame Medicina Diagnóstica (foto: Benjamin Figueredo/CB/DA Press)

Viana também menciona os desafios enfrentados pela medicina e pelos profissionais da área da saúde devido a pandemia de covid-19. “A palavra reinventação foi muito forte. Em uma semana a gente se viu sem saber como lidar com ferramentas que antes a gente usava no dia a dia. Passamos a atender de forma diferente e sempre com cuidado com o paciente. Isso foi um desafio. Então foi uma reinvenção da forma de trabalho.”

Humanização


A humanização foi um ponto debatido pelos participantes do evento. Segundo os médicos da rede Dasa, oferecer um atendimento humanizado é tão essencial quanto investir em tecnologia. Por meio do atendimento humanizado é possível proporcionar uma melhor forma de cuidado e alcançar mais resultados nos tratamentos.


Um dos pontos destacados por Viana é em relação a entrega de resultados de exames, um processo que muitas vezes pode deixar o paciente ansioso ou inseguro. “A própria ideia de ter um olhar integral com o paciente já é uma forma humanizada de atendimento. Por exemplo, falando da saúde da mulher, na rede Dasa temos uma linha de cuidados onde pacientes que fazem exames preventivos, como de câncer de mama, recebem todos os cuidados necessários. Não deixamos essa paciente ficar esperando um resultado. Essa eficiência de entrega e resposta diminui a ansiedade do paciente", explica o médico do Exame Medicina Diagnóstica.

O atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade do cuidado, isto é, prevê a união entre a qualidade técnica do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe. Ele busca a constante melhoria da comunicação entre o profissional e o paciente, considerando ambos como sujeitos do processo terapêutico, estabelecendo uma relação mais próxima, que preze pelo respeito, atenção e ética.

Informação segura

Viana ressalta que obter informações em fontes confiáveis que sejam pautadas na medicina é fundamental para os pacientes. Isso porque ele será capaz de obter, processar e entender informações básicas de saúde – e assim tomar decisões adequadas relacionadas com os serviços de saúde e tratamento adequado.

“A informação segura é a melhor ferramenta. O poder de você ter todas as suas informações em um só local ou de fácil acesso dá liberdade de escolha e conteúdo, além de dar profundidade do que o paciente precisa discutir com o médico ou outro profissional de saúde. É importante que o paciente se empodere de conhecimento e utilize da melhor forma. Ele deve se afastar de informações que não se balizam na medicina. Além de entender o que está sendo feito com ele.”

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

 

 

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