Luto

Religiosos e políticos lamentam a morte de Dom Cláudio Hummes

Arcebispo emérito de São Paulo morreu nesta segunda-feira (4/7) aos 87 anos

Correio Braziliense
postado em 04/07/2022 15:41 / atualizado em 04/07/2022 15:42
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi umas das que emitiram nota de pesar -  (crédito: Andreas SOLARO / AFP)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi umas das que emitiram nota de pesar - (crédito: Andreas SOLARO / AFP)

Religiosos e políticos usaram as redes sociais para lamentar a morte do cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. O religioso morreu nesta segunda-feira (4/7) aos 87 anos em São Paulo devido a uma "prolongada enfermidade".

O pré-candidato à presidência da República Lula (PT) publicou uma foto ao lado de Dom Cláudio Hummes e lembrou do trabalho dele em prol dos mais vulneráveis. "Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas", escreveu. 

A pré-candidata pelo MDB, Simone Tebet, também usou as redes para lamentar a perda. "Meus sentimentos à família e amigos", disse.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que a trajetória do arcebispo e a fé dele "fortaleceram a Igreja Católica".

Pelo Instagram, o padre Júlio Lancellotti postou uma foto antiga ao lado de Dom Cláudio Hummes na pastoral de rua. 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também emitiu nota de pesar. "Cardeal Cláudio Hummes marcou a Igreja no Brasil com sua atuação, de forma particular durante o ministério episcopal, que soma quase cinco décadas. Foi bispo coadjutor e bispo titular de Santo André, em São Paulo, e arcebispo das arquidioceses de Fortaleza, no Ceará, e de São Paulo", destacou.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) emitiu nota em que lembra que Dom Cláudio Hummes "foi um ser humano engajado na defesa das causas sociais, dos mais pobres, dos missionários e missionárias, dos nossos irmãos indígenas e da Amazônia." 

A morte do religioso também foi lamentada pelos pré-candidatos ao governo do estado de São Paulo. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação