A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares no padrão "USB tipo C". As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto.
Segundo a agência reguladora, a consulta será realizada após projeto do parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.
Parlamentares dos Estados Unidos também solicitaram ao departamento de comércio estadunidense a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir padrão de carregadores de celular, os congressistas querem evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.
De acordo com a Anatel, uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.
Saiba Mais
- Brasil Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país
- Cidades DF Três idosos são atropelados por carro ao atravessar a rua em Planaltina
- Diversão e Arte Cantora tem show interrompido por não mandar "alô" para prefeito
- Diversão e Arte Criança 'invade' o palco durante show de Juliette em Pernambuco
- Diversão e Arte 'Altas Horas': Guito revela nome do grupo de mensagens do elenco de 'Pantanal'
- Política Morre, aos 40 anos, filho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado
- Brasil Brasil registra 18,5 mil novos casos e 53 mortes por covid-19
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.