O deputado estadual mineiro Gustavo Santana, do PL, é suspeito de ter protagonizado um acidente de trânsito na madrugada deste sábado (2/7), em Belo Horizonte.
Testemunhas de uma batida ocorrida no Bairro Cidade Jardim, na Região Centro-Sul, afirmaram à Polícia Militar ter visto o parlamentar saindo sozinho, e com sinais de embriaguez, do automóvel que colidiu com um veículo estacionado na Rua Cambuquira.
A PM foi acionada por moradores da rua pouco antes de meia-noite e meia. Quando chegaram ao local, os policiais ouviram uma mulher dizer que era a condutora do carro que bateu no automóvel parado. Ela, então, fez o teste de bafômetro, que não acusou a presença de álcool no sangue, e apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O carro atingido é um Ford Fiesta, pertencente ao motorista Fernando Henrique Souza Lopes. Avisado por vizinhos do problema, ele contou ao Estado de Minas ter chegado à cena e visto Santana, sozinho. "Ele disse que estava errado, que arcaria com o problema e que não era nenhum vagabundo", contou.
As testemunhas, contudo, garantiram aos oficiais que Santana, ao deixar o veículo, um Toyota Corolla, mostrou um cartão com as informações de seu mandato e prometeu arcar com os custos gerados pelo acidente. O deputado estadual não portava a carteira de motorista e se recusou a soprar o bafômetro. Sinais como olhos vermelhos, no entanto, indicaram aos policiais que ele pode ter bebido momentos antes.
Segundo os relatos fornecidos à PM, a mulher teria chegado ao local em outro veículo, já depois da colisão. "Vi ela chegando com um Ford Ka", reforçou Fernando Henrique, à reportagem.
O EM fez contato telefônico com Santana, mas ainda não obteve retorno. Foram enviadas mensagens de texto a ele e a dois integrantes de seu gabinete a fim de saber se há posicionamento sobre o caso.
Motorista quer reparação
O acidente gerou danos a uma das rodas traseiras. Parte da lataria também foi atingida. O impacto fez o veículo andar por cerca de um metro e meio, chegando à calçada. O movimento também comprometeu outras rodas.
Depois das avarias, Fernando Henrique deposita esperanças no seguro que estava prestes a renovar, mas aguarda o contato que afirma ter sido prometido pelo deputado estadual. "Ele disse que todo mundo erra e que, ontem, ele errou".
A região do Cidade Jardim em que o caso aconteceu é chamada por moradores de Vila Querosene.
O deputado
Gustavo Santana tem 43 anos. Ele é um dos 77 integrantes da Assembleia Legislativa desde 2015. Na última eleição, recebeu 36.573 e ficou na 59° colocação geral.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.