Após os primeiros sintomas ocorrerem ainda em 2020, com o fim da participação no quadro Dança dos famosos, a atriz Guta Stresser não tinha noção do que era a Esclerose múltipla — e de como isso prejudicaria sua carreira. "Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante", contou. A doença possui uma série de sintomas, incluindo problemas na memória.
A fala dita em entrevista à revista Veja, ainda na semana passada, acrescenta também a declaração do susto com diagnóstico — que veio após um tombo. Dados da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem) indicam que cerca de 40 mil brasileiros possuem a doença que ainda não possui cura, mas existe tratamento para atenuar os sintomas.
Saiba Mais
De acordo com o médico Fábio Pontes, neurocirurgião do Hospital Santa Marta em entrevista ao Correio, "é uma doença autoimune que ataca a bainha de mielina que (por consequência) formam cicatrizes em diversas áreas do sistema nervoso, dando-se o nome esclerose múltipla".
De acordo com o médico, "atualmente é possível se viver de forma saudável (com a doença), os pacientes alternam em períodos de saúde boa com episódios de crise". Pontes ainda completa: "Na maioria das vezes a doença não afeta a expectativa de vida, apenas em casos muito graves".
O tratamento, de acordo com o especialista, é baseado em medicamentos e deve ser indicado pelo médico neurologista que trata o caso, porém o mais comum é baseado na proteção da bainha de mielina com a utilização de corticoides para se evitar que o sistema imune destrua os neurônios.
Confira os principais sintomas da Esclerose múltipla, de acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem):
- Fadiga
- Visão Embaçada e dupla
- Perda de equilíbrio
- Tremores
- Espasticidade
- Alterações Fonoaudiológicas
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes