Um incêndio atingiu o Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (8/6). Pacientes tiveram que ser removidos da unidade. Não há informações sobre feridos.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pacientes e funcionários na rua, alguns sendo levados em macas, cadeiras de rodas e até mesmo cadeiras de escritório. Os pacientes estão sendo atendidos perto da unidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em um gerador e já foi controlado. O hospital informou, por nota, que o princípio de incêndio começou em um gerador de energia da rouparia às 9h10. Às 10h, os pacientes, que foram evacuados, começaram a retornar para o interior do hospital. "Não houve vítimas. As causas e os impactos na operação (de hoje) estão sendo investigadas e novas informações serão divulgadas", diz o texto.
O Rio de Janeiro tem um histórico recente de incêndios em hospitais. Em 2020, o Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da cidade, pegou fogo e uma paciente morreu.
Em 2019, 20 pessoas morreram depois que um incêndio atingiu o Hospital Badin, também na zona norte.
Explicação do hospital
Ao Correio, o hospital explicou que as causas do fogo serão investigadas e que não existiram vítimas. Leia a nota na íntegra: "Informamos que, por volta das 09h10 de hoje, houve um princípio de incêndio na rouparia que funciona em prédio anexo ao Hospital São Lucas Copacabana. O mesmo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros e os pacientes que foram evacuados como medida preventiva puderam retornar para o hospital com todo acompanhamento e segurança necessários. O quadro clínico de nenhum paciente foi impactado pela situação, e os que já se encontravam com quadros mais graves foram direcionados preventivamente para outros hospitais da região com o apoio do corpo clínico. Não houve vítimas e o hospital permanece em operação. As causas do ocorrido estão sendo investigadas".