Pandemia

Mesmo com alta de casos, brasileiros perdem medo da covid-19, diz Datafolha

Pela primeira vez desde o início da pandemia, 37% dos brasileiros disseram não temer muito se infectar com a covid-19

O brasileiro está perdendo o medo da covid-19, como aponta pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2/6). Somente 37% dos entrevistados disseram temer muito se infectar com o coronavírus, a menor parcela desde abril de 2020. Além disso, 29% disseram não ter medo do contágio, o maior índice desde o começo da pandemia.

A revelação ocorre em meio a um aumento de casos da covid-19 em todo o país. Nesta quarta-feira (1º/6),  São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. O Supremo Tribunal Federal (STF) também passou a recomendar o uso do equipamento de proteção individual nas dependências do tribunal. 

A média móvel de casos registradas ontem foi de 26.206 casos por dia, 48% a mais do que duas semanas atrás. Em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% nos casos diários. De acordo com Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quarta, a covid-19 já responde por 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com identificação viral nas últimas quatro semanas.

Nesta sexta-feira (3/6), vai começar a imunização com a quarta dose da vacina contra a covid-19 das pessoas com mais de 50 anos e servidores da saúde no Distrito Federal. Segundo o vacinômetro da Secretaria de Saúde (SES-DF), 135 mil moradores do Distrito Federal já tomaram a quarta dose de reforço.

Saiba Mais